‘Manhattan Connection’ troca de casa em 2011
O PROGRAMA NACIONAL MAIS ANTIGO DA TV POR ASSINATURA MUDA DO GNT PARA A GLOBO NEWS EM 2011
Um casamento de reformas motivou a mudança do Manhattan Connection do GNT para a Globo News. Em outubro de 2010 o canal de notícias mudou seu posicionamento e identidade visual. Em março de 2011, é a vez do GNT que inaugura uma nova fase com mudanças na grade e nova programação visual. Os canais já vinham mantendo conversas há algum tempo e a virada do ano mostrou-se o momento apropriado. A atração encontra, assim, ambiente editorial mais adequado e maior afinidade com o público do canal de notícias.
O planejamento 2011 do GNT é resultado de uma ampla pesquisa realizada em cinco estados brasileiros. Neste final de ano, o canal já antecipa novidades. Uma delas é a migração do "Manhattan Connection" para a Globo News, onde estreará em janeiro de 2011. No ar desde março de 1993, o "Manhattan" – programa nacional mais antigo da TV paga – é uma marca da Globosat e se confunde com a história da indústria no Brasil. Os dados do Ibope de janeiro de 2009 a 21 de novembro de 2010 revelam que o programa garantiu ao GNT o sétimo lugar no ranking da TV por assinatura entre o público adulto na faixa de domingo, de 23h à 0h[1].
Já passaram pela bancada do "Manhattan Connection" apresentadores marcantes como Paulo Francis, Nelson Motta e Arnaldo Jabor. O programa coleciona também uma lista de convidados célebres, como o ex-secretário do governo americano Henry Kissinger, o antropólogo Roberto da Matta e a atriz Fernanda Montenegro.
Atualmente, Lucas Mendes, Caio Blinder, Ricardo Amorim, Diogo Mainardi e Pedro Andrade comandam o debate sobre política, economia, cultura, sempre de olho no que está além das manchetes. Em 2010, o programa ganhou uma nova "escala" e agora os temas são discutidos direto de Nova York, Rio de Janeiro e Veneza.
A última edição do "Manhattan" no GNT vai ao ar no dia 26 de dezembro, às 23h – com reapresentação no dia 27, às 22h30 – e contará com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O GNT em 2011:
Durante o segundo semestre de 2010, o GNT se debruçou nas análises da pesquisa realizada com mulheres, em cinco estados brasileiros. A partir dela, o canal se estruturou para o próximo ano. Em março, o GNT lança nova grade e uma das novidades é uma faixa de programas mais curtos, além da estreia de 20 atrações nacionais inéditas ao longo do ano.
Atualidade segue como uma das apostas da programação do GNT. A começar pela volta do "Saia Justa", em dezembro, agora com a participação fixa de homens. Além da aquisição e produção de novos documentários que compõem a faixa "GNT.doc", o canal contará com a estreia de Astrid Fontenelle à frente de uma nova atração em 2011. A grade traz ainda os consagrados "Semana do Jô" e "Marília Gabriela Entrevista".
Comentários