BILLY WILDER: o mestre que fazia filmes que ele mesmo gostaria de ver


No dia 22 de junho, quando o genial cineasta completaria 105 anos, TCM exibe maratona a partir das 14h* com três de seus filmes inesquecíveis

Nascido Samuel Wilder, este roteirista, produtor e diretor de cinema pretendia, originalmente, tornar-se advogado. No entanto, antes que pudesse dedicar-se ao Direito, mudou de idéia e mergulhou de cabeça no jornalismo, trabalhando em um jornal da capital austríaca Viena. Não demoraria até começar a escrever roteiros de filmes na Alemanha – trajetória brutalmente interrompida pela ascensão de Adolf Hitler, já que sua ascendência judia o fez emigrar para a América do Norte. Por mais que tenha desembarcado em Hollywood sem dizer uma palavra em inglês, o agora rebatizado Billy Wilder fez sua carreira decolar – primeiro com uma série de roteiros brilhantes e depois dirigindo seus próprios filmes. Sempre fazendo filmes com tom pessoal, sempre apresentando filmes inteligentes, ácidos, corrosivos, românticos, melancólicos, tristes e, principalmente, divertidos. Prestando uma homenagem a um dos mais cultuados diretores da Sétima Arte, o TCM preparou uma maratona com três grandes destaques de sua filmografia, a ser exibida a partir das 14h na quarta-feira, dia 22 de junho, justamente quando Wilder completaria 105 anos.

Artesão de alguns dos melhores diálogos do cinema clássico americano, ele trafegava tranqüilamente entre os mais diferentes gêneros. Em "Farrapo Humano", ele explora o drama do alcoolismo do personagem vivido por Ray Milland. Já em "Testemunha de Acusação", o diretor realiza uma intrincada trama de suspense, baseada na obra de Agatha Christie e com sólidas atuações de Tyrone Power e Marlene Dietrich. E na comédia romântica "Sabrina", o amor reina em situações mais leves e delicadas, girando em torno da relação entre o casal Humphrey Bogart e Audrey Hepburn.

Confira a programação da maratona:

Quarta-feira, dia 22 de junho
14h – FARRAPO HUMANO (The Lost Weekend, 1945)
15h50 – TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO (For the Prosecution, 1957)
17h55 – SABRINA (Idem, 1954)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado