MEDICINA ESPORTIVA É DESTAQUE NO GLOBOSAT HD EM SÉRIE PRODUZIDA POR RUSSEL CROWE

 

  • "Damage Control" mostra casos reais de atletas de elite que sofreram graves lesões durante as competições

 

  • Com seis episódios, estreia será sábado, dia 18, às 22h30

 

 

Para a maioria dos atletas – senão todos – a lesão é o maior temor em suas vidas. É neste momento que a carreira de um esportista, construída com tanto esforço, sofre uma reviravolta e pode passar da glória ao desastre. Quando ela acontece entra em cena um pequeno exército formado por médicos, fisioterapeutas, cirurgiões, técnicos e equipes de apoio para controlar os danos. Produzido e narrado pelo ator Russel Crowe, a série "Damage Control" estreia no Brasil pelo Globosat HD no sábado, dia 18, às 22h30, mostrando esse drama na vida real de atletas: o trauma, a cirurgia, a reabilitação e – para os sortudos – o retorno aos momentos de glória. 

 

Com seis episódios de 30 minutos, "Damage Control" é produzido na Austrália, país famoso por seu amor ao esporte. O programa dá ao assinante Globosat HD um acesso privilegiado aos bastidores do drama da vida real de atletas de elite do futebol autraliano, rugby, surf, motociclismo e futebol. As câmeras chegam onde poucos estiveram e mostram momentos íntimos, quando carreiras estão em jogo, a agonia no instante em que o corpo altamente preparado do atleta se torna seu principal inimigo e a alegria quando os meses de trabalho duro são recompensados com a glória de vencer novamente.

 

SINOPSES DOS DOIS PRIMEIROS EPISÓDIOS:

 

Episódio 1

 

Ross Clarke Jones é surfista de grandes ondas. Ele caça tempestades para pegar as ondas que surgem a partir delas e seu sonho é surfar uma de mais de 30 metros. O corpo de Ross, porém, já não responde como antes. Aos 40 anos e depois de inúmeros wipe-outs sob toneladas de água, sua coluna apresenta calcificações que provocam a compressão do nervo que controla a mão e o braço. Para aliviar a pressão, ele é submetido a uma perigosa cirurgia na coluna.

 

Eddy Pettybourne e Dave Tyrrell são jogadores de Rugby League e atuam na equipe do South Sydney Rugby League jogando partidas de alto nível no principal campeonato australiano da categoria, o National Rugby League (NRL). Suas histórias seguem um padrão de lesão, reabilitação e nova lesão. Numa sequência dramática, Eddy Pettybourne quebra a mandíbula em um tackle, mas permanece no jogo e encerra a partida. Dias depois, ele é submetido à cirurgia para a inserção de uma placa no local da fratura. Aproveitando a oportunidade, Dave Tyrrell assume o lugar de Eddy no time e tem a órbita esmagada em um choque com o cotovelo do adversário. Dave é submetido à reconstrução facial completa, com nada menos que quatro fraturas exigindo a aplicação de órteses de metal, que deverão ser usadas por toda sua vida. Agora os dois estão em processo de reabilitação. Eddy finalmente tem a chance de jogar novamente e mais uma vez quebra a mandíbula. Dave, por sua vez, é considerado curado e volta à equipe.

 

Lachie Hansen é um jogador de futebol australiano que atua no North Melbourne Football Club e joga no Campeonato Nacional de Futebol Australiano (ARL). Os atletas da modalidade são famosos por saltaram alto para pegar a bola (esses saltos são chamados mark). Em apenas um mark, Lachie destrói o nariz. Ele termina o jogo, mas depois precisa enfrentar a dor de reconstruir a cartilagem, não apenas uma, mas duas vezes.

 

 

Episódio 2

 

Liam Anthony é um dos jovens artilheiros do time de futebol australiano North Melbourne Australian Rules e está sempre com fome de bola. Ele lesiona o ombro em um choque traseiro enquanto realiza um salto. O médico da equipe, Dr. Con Mitropoulos, coloca o ombro no lugar ainda durante o jogo, mas a lesão precisa de cirurgia para reparação das articulações. Depois da cirurgia, Liam diverte a equipe com suas alucinações pós-operatórias. No entanto é o seu esforço para voltar aos campos antes do fim da temporada que realmente impressiona os médicos.

 

Ben Ross (Parte 1) já foi um dos homens mais bem pagos da Liga Australiana de Rugby. Forward forte e talentoso, Ross jogava para o Cronulla & Qld e era famoso por sua velocidade de corrida e por seus tackles. No primeiro jogo da 9a temporada, Ross caiu de mau jeito durante um tackle, o que ocasionou a batida de um disco em seu pescoço. O cirurgião encarregado do caso informou posteriormente que faltaram apenas alguns milímetros para que ele ficasse quadriplégico. Um ano e três cirurgias depois, Ben ainda acredita que pode voltar a jogar na Liga novamente. Sua esposa, Renai, tem dúvidas, mas Ross não se sente intimidado. Ele passa a integrar o South Sydney após o Cronulla ter recusado a renovação de seu contrato e finalmente recebe o aval para jogar, desde que os enxertos ósseos apresentem uma boa recuperação. Depois de quase perder a capacidade de caminhar e após 12 meses de reabilitação, ele está agora a apenas quatro semanas de sofrer uma nova lesão.

 

Kade Mosig é a revelação do Motociclismo Super X (Super Cross é a versão mais extrema e comercial do Motor X) e a promessa da conquista de milhares de dólares nos Estados Unidos, onde motociclistas chegam a faturar US$ 7 milhões por ano se forem realmente bons. Em um acidente durante a corrida, ele cai de joelhos e rompe o ligamento cruzado anterior, estabilizador básico do joelho. Surpreendentemente ainda consegue correr, mas sabe que está em risco. De forma trágica, ele cai novamente e sucumbe à cirurgia para recuperar o joelho antes que a lesão se torne permanente e irreparável. O tempo normal de recuperação é de seis meses, mas Kade precisa voltar a competir em apenas três. Ele opta, então, pela implantação de ligamentos artificiais que, segundo seu médico, permitirão que ele retome as competições em seis semanas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado