DISCOVERY CHANNEL CONTA A LENDA DA ATLÂNTIDA
O primeiro deles, ATLÂNTIDA: NASCE UMA LENDA tem como fontes cientistas, arqueólogos e historiadores que ajudam a reconstituir como era a vida dos minóicos quando o vulcão entrou em atividade. A sociedade minóica foi o berço da civilização ocidental e existiu mil anos antes da Grécia Antiga. Com a ajuda da tecnologia em imagens geradas por computador e orientadas pelas recentes evidências arqueológicas, o programa revela como foi o desastre da erupção - desde os terremotos até os incêndios e tsunamis.
Logo em seguida, às 23h, o documentário ATLÂNTIDA: OS ÚLTIMOS DIAS analisa a lenda e apresenta novas evidências científicas que sugerem que a erupção e a destruição de Thera teriam inspirado o relato de Platão sobre a Atlântida. Nos seus diálogos filosóficos Timeo e Crítias, escritos por volta de 360 a.C., Platão se refere a uma antiga mas avançada sociedade, de riqueza sem igual que, em "um doloroso dia e noite" foi "tragada pelo mar e desapareceu". Por meio de entrevistas com estudiosos, este documentário entra no maravilhoso mundo perdido dos minóicos e destaca os paralelismos surpreendentes entre a Thera da Idade do Bronze e a Atlântida de Platão.
ATLÂNTIDA: NASCE UMA LENDA e ATLÂNTIDA: OS ÚLTIMOS DIAS são coproduções BBC/Discovery Channel/France Télévisions/Pro-Sieben, com produção de Detlef Siebert e produção executiva de Ailsa Orr e Michael Mosley. ATLÂNTIDA: NASCE UMA LENDA tem direção de Tony Mitchell.
Comentários