Região Norte dita o ritmo de Festival de Fotografia em São Paulo


I

Entre consagrados e estreantes, a décima segunda edição da SP-Arte/Foto destaca vários nomes da Região Norte do país.


Após o grande sucesso no Pavilhão da Bienal de São Paulo, a SP-ARTE principal festival de arte do hemisfério sul, realiza nesse mês de agosto entre os dias 22 e 26, sua edição exclusiva de fotografia e vídeo, reunindo novamente as principais galerias de arte de todo o Brasil.

Contando com a participação de 30 galerias, o festival tem uma programação intensa que atrai apreciadores, críticos, pesquisadores e principalmente o mercado de arte. Com grande relevância no cenário artístico brasileiro, em seus 5 dias de evento é possível ver lado a lado, desde obras consagradas dos mais importantes fotógrafos, a grandes surpresas e apostas da nova geração na arte contemporânea, uma oportunidade única para conhecer, apreciar e possivelmente adquirir obras de arte.

Um dos grandes destaques deste ano fica por conta da forte presença de artistas provenientes do norte do país, estando presentes em diversas galerias brasileiras, são os casos da Nara Roesler, Casanova, Gávea, Lume, OMA Galeria, entre outras.

Um dos fatores que comprovam essa importância da região como berço e morada de grandes artistas é a obra da paraense Berna Reale, conhecida por suas performances que encarnam uma visceralidade corporal e social, a artista possui uma vasta produção e uma carreira proeminente, um dos grandes expoentes brasileiro no exterior.

Outro artista que se destaca por sua singularidade é o sergipano Nario Barbosa, com um trabalho mais intimista e de características autobiográficas, resgata questões de memória, de quem nasceu em uma família de bordadeiras e adequou a prática do ponto cruz sobre suas fotografias, realizando intervenções e criando uma poética que remete ao imaginário urbano, deflagrando uma delicada visão da metrópole paulistana.

O trabalho do artista Nario Barbosa é possível ser visto na OMA Galeria, que curiosamente realiza sua primeira participação na SP-Arte/Foto justamente apostando em dois artistas da região norte, além de Nario a galeria apresenta o trabalho da maranhense Elen Braga, que exibirá suas performances no formato de vídeo-arte, onde se submete a provas exaustivas, desafiando seus próprios limites e colocando em voga questões de estereótipos e preconceito com a mulher.

Quando perguntado sobre a importância do festival, Nario Barbosa comenta que "esta é uma grande oportunidade de aproximações e trocas com vários setores do circuito das Artes Visuais, desde colecionadores, curadores, instituições e até o público que já acompanha seu trabalho remotamente".

O evento acontecerá em São Paulo no Shopping Jk Iguatemi de 22 a 26 de agosto de quinta a sábado das 13h às 21h e no domingo das 13 às 20h, entrada gratuita.

Disponíveis para entrevista:

Nario Barbosa, Elen Braga e Thomaz Pacheco.

Redes sociais / site:

Facebook: www.facebook.com/feira.sparte

Instagram: @sp_arte

Site: http://www.sp-arte.com/

Serviço:

Exposição Individual: Nario Barbosa: nas entrelinhas

Local: Shopping JK Iguatemy

Abertura: 23/08/2018 - 11h as 21h

Visitação: 23/08 a 26/08/2018.

Horário de Funcionamento: Quar. á Sex. 12h ás 21h / Dom. 11h ás 20h.

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, São Paulo

Telefone: +55 (11) 3077 2880

E-mail: info@sp-arte.com

Valor: gratuito

Fotos de divulgação abaixo:

Imagem de Divulgação I:

Artista: Nario Barbosa

Titulo: Sem Titulo

Dimensões: 60 x 90 cm

Técnica: Costura sobre fotografia em papel de algodão, Hahnemühler Photo, 308 g/m2

Imagem de Divulgação II:

Artista: Nario Barbosa

Titulo: Sem Titulo

Dimensões: 60 x 90 cm

Técnica: Costura sobre fotografia em papel de algodão, Hahnemühler Photo, 308 g/m2


Imagem de Divulgação III:

Artista: Berna Reale

Titulo:Luto

Dimensões: 100 x 150 cm

Técnica: Impressão fotográfica sobre papel algodão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado