It - Capítulo Dois: terror chega ao Brasil

Confira algumas curiosidades sobre as diferenças entre livro e filme

São Paulo, agosto de 2019 - O novo filme inspirado no clássico de Stephen King já está com data marcada para chegar às telonas: 5 de setembro. Essa é a segunda parte do longa de 2017 "It - A Coisa", que conquistou o título de maior bilheteria de terror da história, com mais de US$ 700 milhões arrecadados mundialmente.

Duas partes: o livro original, publicado em 1986, possui 1104 páginas e conta com um formato diferente na passagem do tempo. Enquanto o filme segue a linha cronológica, em que o primeiro se passa na infância dos protagonistas e o segundo com eles adultos, a obra de Stephen King começa já na fase mais velha, relembrando os acontecimentos anteriores por meio de flashbacks alternados.

A época: outra diferença do livro é a ambientação. Enquanto no original a história acontece entre os anos de 1957 e 1958 e de 1984 e 1985, o longa tem a sua primeira fase nos anos 80. Isso significa que o segundo filme acontece em 2016, uma mudança de cenário e tanto se considerarmos a evolução tecnológica e outras características que podem fazer bastante diferença na trama.

Os embates: os encontros entre os heróis e a Coisa possuem algumas divergências também. No filme, os ainda jovens usam pistolas pneumáticas para derrotar Pennywise, o que nunca aconteceu nos livros, em que são utilizadas balas de prata. O mais importante, porém, é que os conflitos não são literais no romance, mas sim psíquicos. Na versão escrita, ambas batalhas são vencidas por meio do Ritual de Chüd (um rito nativo-americano em que é preciso morder a língua da Coisa). O diretor deu indícios de que usaria este formato para a sequência. Será que veremos o ritual em It - Capítulo dois?

Personagem a menos: os mais atentos que assistiram ao trailer do segundo filme podem ter notado a ausência de um personagem: Stanley. Apesar de não haver menção sobre o desfalque da equipe até então, os leitores da obra original sabem o motivo do desaparecimento (qual é? assistam ao filme para entender). Os fãs aguardam para descobrir se o longa irá seguir os acontecimentos descritos no livro.

Estão preparados? No primeiro filme, a equipe se empenhou bastante para assustar o público. O ator responsável por dar vida ao terrível vilão chegou a fazer as crianças chorarem de verdade nas gravações. Na época, Finn Wolfhard, um dos protagonistas mirins do longa, também conhecido pela série Stranger Things, admitiu ter medo de palhaços. O próprio Bill Skarsgård, que interpreta Pennywise, teve pesadelos constantes durante a produção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio