Cultura: DESTAQUES DA SEMANA24 A 30 DE AGOSTO




Elas - Norma Bengell

Nesta segunda-feira (24/8), a série Elas fala sobre a vida e carreira da atriz Norma Bengell. Poucas atrizes brasileiras foram tão corajosas na frente e atrás das câmeras como Norma. Além de depoimentos de pessoas que acompanharam a trajetória da artista, o episódio inclui a última entrevista que a atriz concedeu para a televisão. Com apresentação de Luciana Vendramini, a atração vai ao ar às 19h45, na TV Cultura .


Roda Viva - Siddharta Mukherjee

Nesta segunda-feira (24/8), a partir das 22h, no Roda Viva, o médico e escritor indiano Siddhartha Mukherjee fala sobre como a medicina lutará contra a Covid-19 enquanto a vacina não chega à população. Ele menciona o número mágico que vai indicar o momento em que a pandemia começará a ser vencida pela medicina. A bancada de entrevistadores conta com Luiza Caires, editora de ciência do Jornal da USP; Fernanda Diamant, editora de ciência da revista Quatro Cinco Um; Denis Russo Burgierman, colunista da revista Época e jornalista do Gregnews; Ricardo Alexino, jornalista e professor da ECA-USP, e Moura Leite Netto, jornalista. Há ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar na TV Culturasite da emissora, Twitter, Facebook, YouTube LinkedIn.

#Provoca - Babu Santana

Nesta terça-feira (25/8), o #Provoca entrevista, de forma remota, o ator premiado e ex-BBB Babu Santana. No programa, ele mostra sua nova casa e se emociona ao contar a história de sua mãe. Em entrevista a Marcelo Tas, também relembra o tempo em que os carros de filmagem não o buscavam na porta de casa no Morro do Vidigal - situação que não acontecia com seus colegas de trabalho. Na edição inédita, Babu ainda fala sobre sua trajetória, Nós do Morro e a participação no Big Brother Brasil 2020. Vai ao ar a partir das 22h15 na TV Cultura e no YouTube.


Café Filosófico Expresso - Responsabilidade e Infância

Nesta terça-feira (25/8)responsabilidade e infância são o tema do Café Filosófico Expresso. O psicanalista Christian Dunker e a pedagoga Debora Vaz se encontram para um bate-papo em movimento, no qual dialogam sobre a responsabilidade de educar e questionam: a quem pertence essa tarefa? O programa vai ao ar a partir das 23h, na TV Cultura.

Opinião - Educação Sexual

Opinião desta quarta-feira (26/8) fala sobre a importância da educação sexual. Recentemente, o Brasil se absteve em uma votação na ONU que discutia questões relativas aos direitos de mulheres e meninas. Ao deixar de votar, o Brasil se juntou a países como Líbia, Congo, Afeganistão e outras nações ultraconservadoras em questões de gênero. Para falar sobre o assunto, o programa recebe presencialmente a Gerente de Gênero e Incidência Política na Plan International Brasil, Viviana Santiago, e ainda conversa remotamente com a médica ginecologista Albertina Duarte, coordenadora da Casa do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Com apresentação de Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no YouTube.


Paulo César Pinheiro - Sempre Poeta ­- Canto Brasileiro

Nesta quarta-feira (26/8), a TV Cultura exibe um novo episódio da série Paulo César Pinheiro - Sempre Poeta, que homenageia a trajetória do poeta e compositor brasileiro. Nesta semana, o público pode conferir depoimentos de João Nogueira, Raphael Rabello, sua esposa Luciana Rabello, seus filhos Ana Rabello e Julião Pinheiro, entre outros. Durante a edição, Paulo fala sobre a relação familiar e a experiência de poder estar no palco, tocar e cantar com seus filhos e familiares. Além disso, o programa inédito conta com um arquivo do Roda Viva com Paulo César e diversas canções do compositor, como Sete Cordas, na voz da Amélia Rabello. Vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Papo de Mãe - Mutismo Seletivo

Nesta quinta-feira (27/8), o Papo de Mãe aborda o tema mutismo seletivo, um transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações, quando, em outras, a fala é desinibida e espontânea. Geralmente, afeta crianças de 3 a 6 anos de idade. Para tratar do assunto, o programa recebe a psicóloga Angélica Capelari e a mãe Carla da Silva Vaz, que tem um filho diagnosticado com o transtorno. Ainda na edição, a psiquiatra da infância e da adolescência Ivete Gattás explica a diferença entre mutismo seletivo e timidez, e o escritor e engenheiro Arthur Raushen fala sobre seu livro O Gato Não Comeu Minha Língua. Com apresentação de Mariana Kotscho e Roberta Manreza, vai ao ar a partir das 19h10, na TV Cultura.


Doc. Mundo - A Grande Arte dos Países Baixos: Um Sonho de Fartura

Na faixa Doc. Mundo desta quinta-feira (27/8), vai ao ar a série documental A Grande Arte dos Países Baixos. O crítico de arte Andrew Graham-Dixon explora a região da Bélgica, Holanda e Luxemburgo e analisa como a história influenciou a arte, arquitetura e cultura dos Países Baixos. No primeiro episódio, a produção mostra como a arte da região de Flandres evoluiu. Vai ao ar às 20h15, na TV Cultura.

Águias da Cidade - 30 Anos Salvando Vidas

No episódio da série Águias da Cidade de sexta-feira (28/8), o grupamento aéreo se mobiliza para a organização da festa de 30 anos da base. Enquanto isso, o tenente Borell está cada vez mais perto de se tornar piloto: faltam apenas duas missões avaliadoras. Vai ao ar a partir das 22h45, na TV Cultura.


Cine Brasil - Sertão: Veredas

Na sexta-feira (28/8), a TV Cultura exibe de forma inédita o documentário com elementos de ficção Sertão: Veredas. Com entrevistas, trechos encenados, referências gráficas e músicas inspiradas no livro Grande Sertão: Veredas, a produção explora o mundo da obra de João Guimarães Rosa. O filme, dirigido por Sergio Augusto Andrade e Willy Biondani, ainda conta com depoimentos de nomes como José Miguel WisnikTom ZéMario Chamie e outros. Vai ao ar a partir das 23h30.

Cultura Livre - Luana Carvalho

No sábado (29/8), o Cultura Livre recebe remotamente a cantora Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho, que apresenta suas canções de forma intimista diretamente de sua casa. No quadro Canção do Isolamento, o músico Tatá Aeroplano mostra sua composição da quarentena, e o disco Tim Maia, de 1970, é o Clássico da Semana. Apresentado por Roberta Martinelli, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.


Talentos - 3ª Eliminatória

No sábado (29/8), o reality musical Talentos da TV Cultura vai para sua terceira eliminatória. Desta vez, o time de jurados é composto por Tiago AbravanelSara SarresDiego Montez e Mauricio Xavier, que avaliam quatro candidatos. Destes, os dois com maior nota são classificados para a semifinal. O terceiro colocado vai para repescagem e o último será eliminado. Com apresentação de Jarbas Homem de Mello, vai ao ar a partir das 20h, na TV Cultura.


Doc. Mundo - Adoniran - Meu Nome É João Rubinato

No sábado (29/8), vai ao ar na faixa Doc. Mundo o documentário Adoniran - Meu Nome é João Rubinatoinédito na TV aberta. Adoniran Barbosa, autor de sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca, carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a personagem principal de suas canções e radionovelas. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público nesta produção. O documentário, que faz parte da programação especial em comemoração aos 110 anos de Adoniran Barbosa, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.


Doc. Mundo - Dá Licença de Contar

Neste sábado (29/8), ainda parte da programação especial de 110 anos de Adoniran Barbosa, é exibido o curta Dá Licença de Contar. Com Paulo Miklos como Adoniran Barbosa, inédito na TV aberta, o filme de Pedro Serrano recria o universo das canções do cantor e compositor, inserindo o artista dentro de sua própria obra. Em um boteco no Bixiga, ele relembra uma inocente época que já não existe mais, um tempo em que fora feliz ao lado de seus companheiros de maloca. Vai ao ar à 00h, de sábado para domingo, na TV Cultura.

Sr. Brasil - Tavito e Cláudio Nucci

No domingo (30/8), o Sr. Brasil recebe os cantores e compositores Tavito e Cláudio Nucci. Acompanhados pelo músico Abraão Lincoln, no acordeon, eles performam as canções Casa no CampoA Hora e a VezAntecedênciaEmbora e Rua Ramalhete. O programa ainda inclui o apresentador, Rolando Boldrin, declamando o poema Fazenda Santa Cruz, de Nhô Bento. Vai ao ar a partir das 9h, na TV Cultura.


Mundo Museu - Museus de Ouro Preto

Mundo Museu do domingo (30/8) mostra o museu de uma das cidades mais lindas e de maior importância histórica no Brasil: Ouro Preto. Localizado no prédio da antiga câmara de Vila Rica, que já conta muito sobre o período do ciclo do ouro, o espaço tem móveis, objetos e várias obras de arte, incluindo trabalhos de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho. O foco principal do acervo é a Inconfidência Mineira. Nele, se encontram diversas peças históricas, como a forca com a qual Tiradentes foi morto. Vai ao ar a partir das 11h30, na TV Cultura.


Planeta Terra - O Grande Descongelamento Americano: A Primavera Severa

No domingo (30/8), vai ao ar na faixa Planeta Terra o segundo episódio da série da BBC O Grande Descongelamento Americano. À medida em que o inverno se transforma em primavera, as temperaturas aumentam e Yellowstone, parque famoso dos Estados Unidos, ganha vida. Nesta semana, a produção mostra como a primavera também pode se tornar uma época perigosa para os animais que ali vivem: os lobos estão com mais fome do que o habitual e a água inunda os rios devido ao derretimento da neve. O episódio é exibido a partir das 17h, na TV Cultura.


Persona - Amanda Acosta

Persona deste domingo (30/8) homenageia a atriz e cantora Amanda Acosta. Na entrevista, ela conta sobre sua trajetória no mundo da arte, desde espetáculos teatrais, especialmente musicais, até os prêmios conquistados. Amanda comenta detalhes sobre o início de sua carreira, aos 4 anos de idade, a participação no Trem da Alegria e outros acontecimentos marcantes. A entrevista é comandada pelo diretor, cenógrafo e figurinista Kleber Montanheiro e o ator e diretor André Dias. Com mediação de Atilio Bari, vai ao ar inédito às 21h30, na TV Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado