Canal Brasil homenageia Gal Costa com programação especial hoje e amanhã, dias 9 e 10 de novembro

 

 

Foto: Ana Paula Amorim


 

Hoje, 9 de novembro, o Brasil perdeu Gal Costa, um dos maiores nomes da música e da cultura do país. Em homenagem à cantora, o Canal Brasil exibe uma programação especial apresentando um pouco da trajetória artística de Gal. A partir das 22h, o público poderá conferir os curtas "Meu Nome É Gal" e "Arte Na Capa - Gal Fatal" e reprises de entrevistas marcantes nos programas "MPBambas", "O Som do Vinil", "Inéditas, Dispersas e Animadas" e "Espelho".
 

Já amanhã, dia 10, será exibido o documentário "Os Doces Bárbaros", com direção de Jom Tob Azulay, que registra a comemoração dos dez anos de carreira de Gal Costa e dos parceiros Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, que formaram o grupo intitulado "Doces Bárbaros".
 

Conhecida por sucessos atemporais como "Baby", "Chuva de Prata", "Vapor Barato" e "Lágrimas Negras", a artista (1945-2022) é uma das referências do movimento Tropicália, junto de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Com mais de 50 anos de carreira musical, a trajetória de Gal Costa soma mais de 30 álbuns de estúdio e diversos prêmios de destaque, entre eles o Grammy Latino à Excelência Musical, recebido pelo conjunto de sua obra.

 

"Meu Nome É Gal" (1970) (12')

Horário: Quarta, 9/11, 22h

Classificação: Livre

Direção: Antônio Carlos Da Fontoura

Sinopse: Realizado em 1970, o curta traz a performance de Gal Costa em três canções que marcaram os momentos iniciais de sua carreira.
 

"MPBambas -- Gal Costa" (2012) (28')

Horário: Quarta, 9/11, 22h12

Classificação: Livre

Direção: Darcy Bürger

Sinopse: Ela canta da confidência ao grito, da transgressão ao virtuosismo. Tárik de Souza conversa com Gal Costa sobre "Recanto", álbum de canções escritas por Caetano Veloso.

 

"Arte Na Capa -- Gal Fatal" (2015) (03')

Horário: Quarta, 9/11, 22h40

Classificação: Livre

Direção: João Felipe Freitas

Sinopse: O programa retrata as histórias por trás da criação de clássicas capas de discos brasileiros.

 

"O Som do Vinil - Gal Costa - A Pele do Futuro" (2019) (28')

Horário: Quarta, 9/11, 22h45

Classificação: Livre

Direção: Charles Gavin e Gabriela Gastal

Sinopse: Charles Gavin detalha "A Pele do Futuro", último álbum de Gal Costa. A artista revela sua consciência de ter nascido para cantar e destaca as mudanças radicais que percorreu durante a carreira.

 

"Inéditas, Dispersas E Animadas - Gal Costa - Falo Não Calo" (2017) (04')

Horário: Quarta, 9/11, 23h15

Classificação: Livre

Direção: Bebeto Abrantes

Sinopse: Grandes nomes da cultura brasileira se encontram de forma lúdica nessa série animada de pequenas entrevistas dirigida por Bebeto Abrantes.

 

"Espelho - Gal Costa E Xênia França" (2021) (24')

Horário: Quarta, 9/11, 23h20

Classificação: Livre

Direção: Lázaro Ramos

Sinopse: Gal Costa fala sobre a sua luta por liberdade e revela sentir falta da carga emocional das composições de sua geração. Xênia França comenta a sua trajetória e o papel da música em sua vida.

 

"Os Doces Bárbaros" (1977) (104')

Horário: Quinta, 10/11, 20h30

Classificação: Livre

Direção: Jom Tob Azulay

Sinopse: O documentário registra a comemoração dos dez anos de carreira dos cantores baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal Costa, que formaram o grupo intitulado "Doces Bárbaros".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Pode preparar a pipoca!

Influenciadora Stephanie Silveira posta fotos sensuais do seu dia a dia na Privacy