CULTURA BRASIL COMEMORA OS 80 ANOS DE PAULINHO DA VIOLA

Clique Para Download

Foto Beatriz Girão


 

 


IDEALIZADA POR SIDNEY MOLINA, SÉRIE "QUEM ME NAVEGA É O MAR" ESTREIA NO DIA 13

 

 

Neste domingo, dia 13 de novembro, às 9h, estreia na Rádio Cultura Brasil "Quem me navega é o mar: a música de Paulinho da Viola", série em 13 episódios idealizada e apresentada pelo violonista, professor e crítico musical Sidney Molina.
 

Em 2022 celebram-se os 80 anos de vida de Paulinho da Viola (nascido em 12 de novembro de 1942). Mais do que um dos mais importantes nomes de toda a história do samba, a influência de Paulinho inunda com força total a música brasileira, estendendo-se para além da canção popular, também na direção do choro instrumental. Suas letras tangenciam a literatura e as filosofias de ocidente e oriente, e suas performances são aulas de serenidade e compromisso, mostrando que simplicidade e profundidade não precisam estar em polos opostos.
 

Nesta série Sidney Molina percorre a trajetória de Paulinho de Viola por meio, sobretudo, de um análise detalhada de seu legado discográfico, desde as primeiras gravações, acompanhando Clementina de Jesus e como integrante do conjunto "A Voz do Morro" (fundado por Zé Keti), passando por álbuns clássicos como "Dança da Solidão", "Nervos de Aço", "Zumbido", "Prisma Luminoso" e "Bebadosamba", até o contato com sua recentíssima produção instrumental (como os choros para violão solo lançados agora mesmo em 2022).
 

Em destaque, o Paulinho da Viola compositor - herdeiro do lirismo de Cartola e Nelson Cavaquinho -, o cantor de voz pura e cristalina, e o instrumentista - violonista e cavaquinista - seguidor da tradição dos regionais de Benedito Lacerda e Jacob do Bandolim.
 

Sidney Molina

Músico, professor e crítico musical, fundou o Quarteto de Violões Quaternaglia, grupo que está completando 30 anos em 2022, com o qual gravou 10 CDs e tem se apresentado por todo o Brasil, Estados Unidos, Europa e Austrália. É bacharel em Filosofia (USP) e doutor em Semiótica (PUC-SP). Atua como Coordenador da Pós-graduação em Violão da Faculdade Santa Marcelina, Musician-in-residence do Middlebury College (EUA) e professor de música do FIAM-FAAM (SP) e IECG (Belém). É autor dos livros Mahler em Schoenberg e Música Clássica Brasileira Hoje.


Quem me navega é o mar: a música de Paulinho da Viola

Série em 13 episódios (uma hora de duração cada)

Veiculação semanal sempre aos domingos, às 9h.

Estreia: 13 de novembro

Produção: Adriana Braga

Apresentação: Sidney Molina

Rádio Cultura Brasil (1200 KHz e 77,9 MHz)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NICKELODEON ESTREIA SPYDERS

Pode preparar a pipoca!

Influenciadora Stephanie Silveira posta fotos sensuais do seu dia a dia na Privacy