Vencedor do Oscar de melhor documentário, '20 Dias em Mariupol', de Mstyslav Chernov, segue em cartaz nos cinemas brasileiros
Outro indicado ao Oscar - 'As 4 Filhas de Olfa', de Kaouther Ben Hania - também pode ser visto em salas ao redor do país
Os dois filmes são distribuídos nacionalmente pela Synapse Distribution
"20 Dias em Mariupol", que venceu no último domingo o Oscar 2024 de melhor documentário em longa-metragem, continua disponível em cinemas do Brasil, com distribuição da Synapse Distribution. O circuito de exibição do filme compreende salas nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Poços de Caldas (MG) e Curitiba.
Dirigido por Mstyslav Chernov, "20 Dias em Mariupol" também foi premiado nas edições deste ano do Festival de Sundance, do Critics' Choice Documentary Awards e do BAFTA Awards. O filme acompanha jornalistas ucranianos que registram a invasão russa na cidade de Mariupol, no início do conflito entre os dois países. Sem saída, a equipe registra desastres em alta escala, como o bombardeamento de um hospital-maternidade. No Rotten Tomatoes, o longa tem 100% de aprovação. Assista ao trailer legendado aqui .
O público brasileiro ainda pode conferir nos cinemas outro filme indicado ao Oscar de melhor documentário neste ano: "As 4 Filhas de Olfa", de Kaouther Ben Hania ("O Homem que Vendeu Sua Pele"). Também com distribuição da Synapse, o longa pode ser visto em Fortaleza, Salvador, Poços de Caldas (MG), Curitiba, Niterói, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Aracajú e São Paulo.
Vencedor do Olho de Ouro em Cannes, do francês Prêmio César e do Spirit Awards (o Oscar independente), "As 4 Filhas de Olfa" convida o público a conhecer a vida de uma mulher tunisiana que teve quatro filhas. As duas mais velhas desapareceram, e, para contar sua história, a diretora escalou atrizes que passaram a viver com Olfa por um tempo. O longa tem 95% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
Comentários