Eurochannel homenageia Ingmar Bergman e o cinema sueco em documentário exclusivo

O cineasta, que morreu na última segunda-feira aos 89 anos, é um dos talentos mais citados

 

Quando se pensa em cinema sueco, logo vem à mente o nome de Ingmar Bergman. Mas por trás de diversos clássicos, um estúdio deu um reconhecimento internacional ao país: o Svensk Filmindustri. No dia 4/8, sábado, às 22h, o Eurochannel apresenta o documentário exclusivo Svensk Filmindustri – A Grande Aventura do Cinema Sueco.  Trata-se da história do famoso estúdio, incluindo as personalidades – produtores, diretores, atores, e outros profissionais – que deixaram por lá suas marcas com filmes inesquecíveis.

Um dos talentos mais citados no documentário é o grande Ingmar Bergman, que morreu na última segunda-feira, aos 89 anos. Abordando temas existenciais como desejo, morte e religiosidade, Bergman rompeu as fronteiras de seu país para conquistar um mundo de cinéfilos.

Entre seus principais (e essenciais) filmes estão O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet, 1957), Morangos Silvestres (Smultronstället, 1957), Gritos e Sussurros (Viskningar och rop, 1972), Cenas de um Casamento ( Scener ur ett äktenskap, 1973) e Fanny e Alexander (Fanny och Alexander, 1982).

 

Bergman ergueu um dos mais nobres e obrigatórios episódios da história do cinema. Como poucos, o diretor soube se apropriar da linguagem para realizar um conjunto significativo, que transcende a própria experiência cinematográfica. Além de Bergman, o estúdio Svensk Filmindustri produziu cerca de 1200 longas de cineastas como Mauritz Stiller e Victor Sjöström.

 

 

Eurocinema: Svensk Filmindustri – A Grande Aventura do Cinema Sueco


Dia 4/8 (sábado), às 22h

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado