The History Channel estréia a série Múmias Reveladas
Múmias Reveladas acompanha os trabalhos do Grupo de Pesquisa de Múmias da Universidade de York, liderado pelo bioarqueólogo Stephen Buckley e pela arqueóloga Joann Fletcher. Com apoio de tecnologia de última geração, os pesquisadores revelam curiosidades e fatos sobre as múmias encontradas.
No primeiro episódio, a série destaca a múmia peruana conhecida como O Grito – em total referência ao célebre quadro de Edvard Munch. Por volta do ano de 1200, ela foi mumificada com uma espécie rara de resina existente em algum lugar do Oceano Pacífico, antes mesmo do contato humano entre América do Sul e Europa.
Denominada desta forma por causa da expressão facial, que remete a uma pessoa gritando, a múmia foi descoberta no Vale Rimac, na costa central do Peru, por William Smithies. Ele a doou ao Museu Bolton de Lancashsire, no norte da Inglaterra, em 1903, junto com outras múmias encontradas no local.
Com base em pesquisas científicas, o episódio revela que a sua origem pode estar ligada à da América do Sul. As análises indicam que a múmia, do sexo masculino, teria vivido no século XI e que morreu, provavelmente, entre os 20 e 30 anos de idade, além de ter sido mumificado ainda vivo. A equipe de Múmias Reveladas ainda estuda um segredo preservado em sua pele, que desafia a história da forma como a conhecemos.
MÚMIAS REVELADAS: O Grito
Episódio de estréia – Dia 5 de março, quarta-feira, às 22h (com reapresentação às 2h)
Os outros episódios do mês:
Quarta-feira, 12 de março: O Mistério do Pescador
Quarta-feira, 19 de março: Desajustada
Quarta-feira, 26 de março: O Corpo Desaparecido
Comentários