MGM PREMIUM: AFI LIFE ACHIEVEMENT AWARD 2008: WARREN BEATTY – ESTRÉIA


O MGM exibe com exclusividade para o Brasil e América Latina o AFI Life Achievement Award que neste ano homenageia o ator, escritor, diretor e produtor Warren Beatty.

Warren Beatty foi escolhido pelo American Film Institute (AFI) para receber o 36º AFI Life Achievement Award, prêmio que representa um dos maiores reconhecimentos na carreira de um profissional do cinema nos Estados Unidos.

O canal MGM é o único canal da TV brasileira a exibir essa festa e todos os outros especiais produzidos pelo AFI.

Um dos eventos mais aguardados pela indústria cinematográfica americana, o AFI Life Achievement Award é realizado no Kodak Theatre, mesmo local do Oscar®.

O prêmio a Warren Beatty será entregue numa festa de gala, em Los Angeles, no dia 12 de junho de 2008 e vai ao ar pelo MGM no dia 29 de junho, às 22h, com reapresentação no dia seguinte, às 18h.

Para receber o AFI Life Achievement Award é preciso ter contribuído para a história do cinema e ser referência junto a escolas de arte, críticos e público em geral.

Criado em 1973, o AFI Life Achievement Award é considerado um dos eventos mais aguardados pela indústria cinematográfica americana.

A festa é restrita e fechada ao público em geral. E em todos os anos reúne amigos, atores e atrizes com quem o homenageado já trabalhou. Neste ano, o evento deve contar com muitos produtores e roteiristas, além de atores e diretores com quem Warren Beatty já trabalhou, incluindo sua irmã, Shirley MacLaine.

Desde 2000, o MGM é o canal oficial do AFI e já transmitiu as homenagens recebidas por Harrison Ford, Barbra Streisand, Tom Hanks, Meryl Streep, George Lucas, Sean Connery e Al Pacino.

E, desde 2005, o evento passou a contar também com a presença de uma estrela brasileira convidada pelo canal para representar a classe artística brasileira. Neste ano, quem caminhará pelo tapete vermelho ao lado do vice-presidente do canal, Marcello Coltro, é Marília Pêra.

No ano passado, Sonia Braga esteve na homenagem a Al Pacino. Em 2006, foi Christiane Torloni a convidada para a festa a Sean Connery e Daniela Escobar vibrou em 2005 com na celebração de um de seus ídolos, o diretor George Lucas.

O ASTRO WARREN BEATTY

Alto, atlético e galã, Warren Beatty foi uma força diante e por trás das câmeras por mais de 40 anos—produzindo, dirigindo, escrevendo e atuando. Irmão caçula de Shirley MacLaine, Henry Warren Beaty nasceu em Richmond, Virginia, no dia 30 de Março de 1937. Na juventude Beatty já gostava de atuar em peças amadoras. Ele estudou na Northwestern University em Evanston, Illinois, por um ano, deixando-a para estudar teatro com Stella Adler. Em 1959, Beatty conseguiu seu primeiro papel principal no seriado da CBS "The Many Loves of Dobie Gillis" contracenando com Tuesday Weld. Sua estréia na Broadway foi com a peça "A Loss Of Roses", de William Inge, em 1960, e pela qual ele foi indicado para o prêmio Tony. Depois de um ano, ele apareceu pela primeira vez na telas do cinema com o filme adolescente "Splendor in the Grass", no qual também atuava Natalie Wood. O papel de Beatty como o namorado encrequeiro e carismático de Natalie estabeleceu sua persona cinematográfica como um bad-boy sexy, moleque, porém intenso.

Dados do ator, diretor, produtor e roteirista

Nome: Warren Beatty

Data de Nascimento: 30 de Março de 1937

Local de Nascimento: Richmond, Virginia (EUA)

Prêmios: Recebeu 4 indicações ao Oscar de Melhor Ator, por "Uma Rajada de Balas" (1967), "O Céu Pode Esperar" (1978), "Reds" (1981) e "Bugsy" (1991).

Recebeu 2 indicações ao Oscar de Melhor Diretor, por "O Céu Pode Esperar" (1978) e "Reds" (1981). Venceu por "Reds".

Recebeu 3 indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original, por "Shampoo" (1975), "Reds" (1981) e "Politicamente Incorreto" (1999).

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, por "O Céu Pode Esperar" (1978).

Ganhou o Prêmio Irving G. Thalberg em 2000, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor, por "Reds" (1981).

Recebeu três indicações ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama, por "Uma Rajada de Balas" (1967), "Reds" (1981) e "Bugsy" (1991).

Recebeu 3 indicações ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical, por "Shampoo" (1975), "O Céu Pode Esperar" (1978) e "Politicamente Incorreto" (1999). Venceu por "O Céu Pode Esperar".

Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Revelação Masculina, em 1962.

Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro de Melhor Roteiro, por "Reds" (1981) e "Politicamente Incorreto" (1999).

Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator, por "Reds" (1981).

Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro, por "Uma Rajada de Balas" (1967).

Ganhou um Leão de Ouro honorário em 1998, concedido pelo Festival de Veneza em reconhecimento à sua carreira.

Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Beijo, por "Bugsy" (1991).

Sobre o AFI (www.afi.com)

O AFI é um dos institutos dedicados ao cinema mais importantes dos Estados Unidos. Foi criado em 1967, com o objetivo de preservar a história do cinema e preparar a próxima geração de cineastas. Ao longo dos anos, o AFI vem homenageando o trabalho de profissionais da sétima arte através da entrega de um dos prêmios mais desejados pelos integrantes da indústria do cinema norte-americano: o AFI Life Achievement Award. O prêmio surgiu em 1973 e já homenageou o composto de obra de grandes atores, atrizes e diretores como Martin Scorsese, Jack Nicholson, Elizabeth Taylor e muitos outros.

DATA

HORÁRIO

29.06.08

22h

30.06.08

18h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado