GNT exibe documentários que analisam o mundo depois dos ataques terroristas de 11 de setembro

A partir do dia 4 de setembro, o GNT exibe programas em memória aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 no World Trade Center, em Nova York. Entre os assuntos tratados estão as histórias de vítimas dos ataques, o desenrolar da Guerra do Iraque, a força do partido político-religioso Hamas, entre outros temas. O "Manhattan Connection", claro, não poderia ficar de fora do debate. No programa do dia 7, os reflexos daquele dia, sete anos depois, estarão na pauta.

A programação começa com o documentário inédito "A Verdade sobre o Hamas", que estréia dia 4, às 21h, dirigido pelo argentino Rodrigo Vasquez. A equipe de gravação foi a única a ter acesso aos bastidores do Hamas nas primeiras semanas de poder em Gaza. O movimento foi criado em dezembro de 1987 por um grupo que sonhava com a criação de uma Palestina islâmica. Agora, mais de 20 anos depois, eles perceberam que esse sonho pode ser realizado. No entanto, o novo estado islâmico é limitado a 1,5 milhões de pessoas que vivem na conflituosa "prisão colônia" de Gaza.

O filme mostra a realidade do Hamas, colocando em cena a história nos últimos anos. O grupo venceu o Fatah (Movimento Nacional de Libertação da Palestina), foi democraticamente eleito, mas é rejeitado pelo Ocidente. O documentário mostra imagens do conflito e traz entrevistas com os principais líderes do Hamas e com o povo palestino.

No dia 7 de setembro, a equipe de apresentadores do "Manhattan Connection", às 23h, entra no debate sobre o tema. Sete anos depois dos ataques, os americanos investiram em segurança e armas, enquanto a China investiu em infra-estrutura. Super trens, aeroportos, estradas: essa é a realidade chinesa. Do outro lado do mundo, restam aeroportos de terceiro mundo, pontes caindo, buracos em toda parte... O "Manhattan" pergunta: "Quem quiser ver o futuro deve ir à China?".

No dia 11, às 21h, vai ao ar o documentário "The Falling Man", que mostra a história real do homem que pulou da janela do World Trade Center, minutos após a colisão do primeiro avião. A imagem do salto foi capturada pela câmera do fotógrafo americano Richard Drew e mostra o homem caindo do prédio em chamas. A inspiração para a criação deste filme veio após a publicação do artigo do jornalista Tom Junod, na revista Esquire. A foto causou mal-estar por mostrar que, apesar do homem não ter escolhido este destino, ele parece ter, nos últimos instantes de vida, o aceitado. O documentário, dirigido por Henry Singer, tenta identificar o homem – tarefa difícil, pois pelo menos 200 pessoas caíram ou pularam do prédio no dia do ataque – e lança um olhar sobre como a mídia lidou com a situação e como a sociedade reagiu à decisão do suicida.

Já no dia 18, às 21h, estréia "Sem Fim à Vista", dirigido por Charles Ferguson. O documentário aborda o declínio do Iraque, passando pela guerrilha, o regime dos líderes militares, a criminalidade e a anarquia. A história é contada por ex-funcionários do alto escalão do governo Bush, como o Secretário de Estado Richard Armitage, a Embaixadora Barbara Bodine, o Coronel Lawrence Wilkerson, e o General Jay Garner – responsável pela ocupação do Iraque em maio de 2003. Há ainda entrevistas com civis iraquianos, soldados americanos e analistas notáveis. 

"Sem Fim à Vista" foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, ganhou oito prêmios internacionais (inclusive o Sundance Film Festival e o New York Film Critics) e foi indicado a outros sete.

E para terminar a programação especial, será exibido "Fé sem medo", dia 28, às 21h. Irshad Manji foi considerada o pior pesadelo de Osama Bin Laden pelo jornal The New York Times. Ela é autora do livro "Minha briga com o Islã" ("The trouble with Islam: A Muslim call for a reform in her faith") e luta para reconciliar sua fé na religião muçulmana com a vida no século XXI. Manji questiona muçulmanos numa jornada através de vários países. Pelo caminho, ela revela os riscos emocionais e físicos que corre durante essa missão. Ela encontra muçulmanos dissidentes e devotos na Holanda e na Espanha, onde diferentes religiões, culturas e idéias floresceram sob a civilização muçulmana.

 

PROGRAMAÇÃO 11 DE SETEMBRO

 

A Verdade Sobre o Hamas - INÉDITO

GNT - Canal Globosat

No ar quinta-feira, dia 4/09, às 21h

Horários alternativos: sexta (5/09) às 5h; sábado (6/09) às 6h; domingo (7/09) à 0h30; e segunda (8/09), às 11h

 

Manhattan Connection - com Lucas Mendes, Caio Blinder, Lúcia Guimarães, Ricardo Amorim e Diogo Mainardi

GNT - Canal Globosat

No ar domingo, dia 7/09, às 23h

Horários alternativos: segundas, às 4h30, 10h, 14h e 22h30, e terça, às 4h

 

The Falling Man - INÉDITO

GNT - Canal Globosat

No ar quinta-feira, dia 11/09, às 21h

Horários alternativos: sexta (12/09) às 5h; sábado (13/09) às 6h; domingo (14/09) à 0h30; e segunda (15/09), às 11h

 

Sem Fim à Vista - INÉDITO

GNT - Canal Globosat

No ar quinta-feira, dia 18/09, às 21h

Horários alternativos: sexta (19/09) às 5h; sábado (20/09) às 6h; domingo (21/09) à 0h30; e segunda (22/09), às 11h

 

Fé Sem Medo

GNT - Canal Globosat

No ar domingo, 28/09, à 0h30

Horário Alternativo: segunda (29/09), às 11h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado