National Geographic Channel exibe a maior agressão feita pelo homem à natureza em: “DE VOLTA A BIKINI”


National Geographic Channel exibe a maior agressão feita pelo homem à natureza em:

"DE VOLTA A BIKINI"

O documentarista Lawrence Wahba volta a Bikini, dez anos

depois da primeira visita, para conferir as conseqüências

dos testes nucleares norte-americanos

"De Volta a Bikini" estréia no dia 09 de Novembro, às 21 horas, no National Geographic Channel. Apresentado por Lawrence Wahba o documentário brasileiro "De Volta a Bikini" mostra as conseqüências da maior agressão do homem à natureza em toda a história. Wahba e sua equipe registram imagens de um paraíso perdido na imensidão do Oceano Pacífico.

Bikini é um atol formado por ilhotas e lagos de água salgada na região das Ilhas Marshall, com um visual paradisíaco e fauna e flora riquíssimas. Seria um perfeito ponto turístico, mas, infelizmente, é mais conhecido ser o local escolhida para testes, nas décadas de 40 e 50.

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos queriam demonstrar ao mundo seu poderio bélico e militar, fazendo com que os países pensassem duas vezes antes de entrar em guerra contra os norte-americanos. Os EUA escolheram a ilha de Bikini para este fim e retiraram os bikinianos com o pretexto de que testes científicos para o bem da humanidade seriam feitos naquela região.

O grande problema é que estes "testes científicos" eram testes nucleares. Os Estados Unidos reuniram uma frota de navios avariados e outros tomados de inimigos durante a 2ª Guerra, nas águas de Bikini. Duas bombas atômicas foram detonadas no conjunto de navios: uma a 100 metros acima da superfície e outra submersa.

As explosões afundaram as embarcações. E destruíram, por mais de cinqüenta anos, a vida de um povo e a fauna e flora de um paraíso natural. Bikini ficou, de 1958 até 1996, "interditada". Lawrence Wahba foi o primeiro documentarista autorizado a mergulhar nas águas do atol para ver as conseqüências dos testes no mar daquela região.

Dez anos depois, Lawrence foi autorizado a levar sua equipe de volta a Bikini. Procurando por pontos visitados na primeira vez, Lawrence conduz o telespectador a 50 minutos de imagens impressionantes dos resultados das explosões atômicas em Bikini. Mergulhando nos destroços da frota afundada, Lawrence observa a importância das carcaças para a proliferação de corais, a retomada da vida marinha nas águas bikinianas e captura imagens deslumbrantes da região.

Lawrence também mergulha em dois navios bastante representativos que foram afundados. Um é o Nagato, o encouraçado japonês que foi a base da decisão de atacar Pearl Harbor, a famosa investida militar japonesa que culminou com a bomba de Hiroshima e Nagasaki. O outro é o Saratoga, um porta-aviões americano de 300 metros, imponente também no fundo do mar.

Além de todo o registro subaquático, a equipe de Lawrence mostra também a conseqüência dos testes na vida de Bikini. A maioria dos habitantes retirados da ilha e seus descendentes ainda não voltou à sua terra de origem. Os alimentos naturais ainda não podem ser consumidos e há uma grande discussão em torno do valor da indenização que os Estados Unidos precisam repassar aos moradores, tanto para a "limpeza" do local quanto para a volta da normalidade das vidas dos bikinianos.

"De Volta a Bikini" é um documentário que registra as conseqüências de um atentado contra a vida natural, mas que também mostra a grande lição da natureza ao homem: sempre é tempo para recomeçar a vida.

Produzido pelo Canal Azul, "De Volta a Bikini" estréia no dia 09 de Novembro, às 21 horas, no National Geographic Channel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado