GNT entra no clima das comemorações do Ano da França no Brasil


Após a inauguração oficial dos festejos do Ano da França no Brasil, o canal GNT prepara uma programação dedicada ao país homenageado em 2009 com uma série de eventos. O “mestre de cerimônia” é o chef Claude Troisgros, apresentador do “Menu Confiança”. É ele quem conduz as novidades, apresentando ao assinante atrações produzidas na França ou que têm o país como tema. Programas nacionais, séries e documentários mostram que franceses e brasileiros, apesar das diferenças, têm muito em comum.

No dia 2, às 21h, estreia a série “Paris Contra o Crime”, versão francesa da consagrada “Law and Order: Criminal Intent”. Num dos papeis principais está o astro de cinema Vincent Perez, que interpreta o detetive Vincent Revel. Ele é um policial dedicado, intuitivo, e nada convencional que pensa como um criminoso para descobrir os verdadeiros assassinos. A parceira de Vincent, Claire Savigny (vivida pela atriz Sandrine Rigaux) é mais racional.

A intimidade da cantora e primeira-dama francesa Carla Bruni está no documentário “Alguém me contou sobre... Carla Bruni”, que o GNT reapresenta no dia 3. Dirigido pelo escocês George Scott, o filme era para ser apenas o relato da vida de uma modelo que havia se tornado cantora. Só que, no que meio das filmagens, Bruni conheceu o presidente Nicolas Sarkozy, com quem se casaria mais tarde. Scott foi autorizado a continuar a produção e a gravar cenas inéditas do cotidiano íntimo do casal.

Durante todo o mês de maio, o “Menu Confiança” se dedica à culinária da terra natal de Claude Troisgros. Cada um dos quatro programas receberá um convidado e apresentará uma região francesa. Pratos típicos de La Rochelle, Vale do Loire, Picardia e Paris farão parte do cardápio do programa com receitas preparadas pelo chef e vinhos das mesmas regiões, escolhidos pela sommelière Deise Novakoski. A dupla recebe, a cada segunda-feira, um convidado nascido na região em questão. Os quatro franceses escolheram o Brasil para viver. São eles: os chefs Joel Güerin e Frederic Monnier, a enófila e consultora de vinhos Jeanne Marioton, e a socialite Claude Amaral Peixoto.

No dia 10, o canal reapresenta o documentário E Brigitte Criou Bardot”, à 0h30. A história de Brigitte Bardot é contada, desde a infância até seu atual trabalho à frente da fundação que ela criou pelos direitos dos animais. O documentário traz o início da carreira da diva, seus relacionamentos com Roger Vadim, Gunter Sachs e Serge Gainsbourg, a fama internacional, entre outros momentos de sua vida.

Já no dia 11, é a vez de analisar a beleza das atrizes francesas mais famosas no cinema. “Belezas Francesas” traz trechos de filmes e depoimentos das grandes damas do cinema francês, e busca explicar a importância dessa beleza para as indústrias cinematográfica, de cosméticos e da moda. O programa conta com a participação de Catherine Deneuve, Jeanne Moreau, Brigitte Bardot, Juliette Binoche, Audrey Tatou, entre outras.

O GNT ainda exibe o filme “Ser e Ter”, no dia 24, que mostra o cotidiano de uma “escola de uma turma só”, em uma zona rural, na França. O professor tem o desafio de ensinar, ao mesmo tempo, crianças de idades variadas, entre 4 e 10 anos. O carinho e a paciência do educador emocionam. Entre os prêmios recebidos está o de “Melhor Documentário” do European Film Awards, em 2002.

Para completar, a faixa “Mulheres no Cinema” traz três filmes franceses, que serão apresentados um a cada semana. O primeiro deles, no dia 17, é “Aborto em Julgamento”, baseado em uma história real. A trama trata de uma menina que, depois de ser estuprada e engravidar, decide, com o amparo da mãe, fazer um aborto. Denunciadas, as duas conseguem transformar seu julgamento em uma denúncia contra as injustiças impostas às mulheres. O caso atrai a atenção da mídia e vira debate em toda a França. No dia 24, em “Um Amor da Fora-da-Lei”, um casal esconde a própria profissão um do outro. Marion diz ao marido Luc que é advogada, para que ele não fique preocupado com os riscos que corre, mas na verdade é policial. Por outro lado, Marion acredita que Luc trabalha no ramo imobiliário, mas ele é um ladrão de alto nível. Por último, no dia 31, “Um Caso para Defesa” conta a história de uma jovem advogada, Léa Cassenti, que, ao buscar sua cachorrinha no veterinário, desconbre que a esposa do veterinário foi assassinada e que ele é considerado o principal suspeito. Léa, então, assume o caso.

Paris Contra o Crime - INÉDITO

GNT - Canal Globosat

A partir de 2 de maio, sábado, às 21h

Horários alternativos: domingos, às 18h e sábados, às 14h

Alguém me contou sobre... Carla Bruni

GNT - Canal Globosat

No ar em 3 de maio, à 0h30

Horários alternativos: quinta (14/5), às 21h

Menu Confiança – ESPECIAL FRANÇA

GNT - Canal Globosat
No ar toda segunda-feira, às 22h

Horários alternativos: terças, às 13h30; quintas, às 12h; sexta, às 7h; domingo, às 16h; e segunda, às 9h30

E Brigitte criou Bardot

GNT - Canal Globosat

No ar em 10 de maio, à 0h30

Horários alternativos: sábado (9/5), às 6h; terça (12/5), às 21h

Belezas Francesas

GNT - Canal Globosat

No ar em 11 de maio, às 21h

Horários alternativos: terça (26/5), às 14h

Mulheres no Cinema – Aborto em Julgamento

GNT - Canal Globosat

No ar domingo, dia 17, às 19h

Horários alternativos: terça (19/5), às 16h; e domingo (24/5), às 8h30

Mulheres no Cinema – Um Amor Fora-da-Lei

GNT - Canal Globosat

No ar domingo, dia 24, às 19h

Horários alternativos: terça (26/5), às 16h; e domingo (31/5), às 8h30

Ser e Ter

GNT - Canal Globosat

No ar domingo, dia 24, à 0h30

Mulheres no Cinema – Um Caso para a Defesa

GNT - Canal Globosat

No ar em 31 de maio, às 19h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado