ACACIO QUEIROZ PARTICIPA DO PROGRAMA MUNDO CORPORATIVO DA CBN
Referência em liderança, motivação e profundo conhecedor do setor de seguros, o economista compartilha detalhes sobre sua trajetória profissional à frente da Chubb
Com uma excepcional carreira no mercado segurador, Acacio compartilha detalhes sobre sua bem-sucedida trajetória profissional e suas táticas de gestão na seguradora com mais tempo de atividade no País. A evolução da cultura de seguros no Brasil também é tema da entrevista, que conta com a participação online de ouvintes.
Formado em Economia pela PUC-PR e pós-graduado em Finanças pela Esan e em negócios pela Flórida International University, o executivo iniciou sua carreira no mercado segurador aos 25 anos. Há cinco, assumiu a filial brasileira da Chubb Seguros, uma das maiores seguradoras do mundo e a companhia de seguros que mais cresceu organicamente no Brasil no seu segmento. Desde então, a Chubb vem batendo recordes de crescimento e lucratividade, com uma equipe extremamente comprometida e dedicada.
Durante a entrevista, Acacio destaca as ações de relacionamento implementadas pela Chubb com os corretores e suas assessorias de negócios. "Realizamos, constantemente, diversos tipos de ações com o objetivo de estreitar ainda mais a parceria com nossos parceiros. Faz parte do DNA da Chubb uma política de proximidade e relacionamento. Nossa fusão é com o corretor", avalia. Sobre relacionamento com clientes, o economista destacou a tradição da seguradora, reconhecida no mercado como platinum, a diversidade de serviços exclusivos e a personalização de seus produtos.
Acacio é amplamente reconhecido por sua liderança, tendo recebido diversos prêmios, dentre eles o "Homem de Seguros do Ano", concedido pelo Clube Vida em Grupo Rio de Janeiro, e considerado o Oscar do setor. É membro do Comitê de Inovação do Governo de Minas Gerais e do conselho de entidades atuantes no segmento de seguros. Acacio escreve artigos para os mais respeitados jornais do país, é fonte das mais conceituadas revistas das áreas financeira e de negócios e participa freqüentemente dos principais programas de televisão sobre economia e seguros.
"O líder moderno tem que estar atento para a importância fundamental que a comunicação tem para os negócios. Hoje a pessoa que está no comando precisa ser flexível e mais parceira de seu funcionário. É importante sempre dividir e compartilhar visões, experiências, conquistas e, conseqüentemente, os resultados", enfatiza.
Desde que assumiu a Chubb, a companhia aumentou seu patrimônio líquido em 315,6% e seus ativos totais em 296,0%. Nos últimos cinco anos, o volume de prêmios diretos cresceu 201% e a lucratividade da empresa 18.665%. "A trajetória de crescimento da Chubb é excepcional. Essa performance só foi e continua sendo possível devido ao comprometimento da equipe, comunicação e transparência de cada um, bem como a parceria com os corretores de seguros", afirma o presidente.
Mais sobre a Chubb - A Chubb, companhia de seguros com mais de 160 anos de existência, é uma das maiores operações da The Chubb Corporation, fora dos Estados Unidos e a maior da América Latina. De acordo com o Ranking 2008 das Melhores Seguradoras, estabelecido pela revista Conjuntura Econômica, a Chubb está no Top 5 em entre as maiores companhias do país em crescimento de prêmios ganhos e índice de sinistralidade. A Chubb também é a sexta melhor seguradora em índice combinado ampliado e está no Top 10 em margem operacional. A análise para a classificação no ranking é elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).
Comentários