JEAN CHARLES: PASSADOS 5 ANOS, MÃE E MICHAEL MANSFIELD SE PRONUNCIAM NO DISCOVERY CHANNEL.



Produção local revela entrevistas e detalhes inéditos sobre "o assassinato de Jean Charles"

Cinco anos após a execução do brasileiro pela polícia britânica, documentário percorre a sucessão de erros e fatalidades que levou à morte de um inocente

22 de julho de 2005: um brasileiro é morto dentro do metrô de Londres, ao ser confundido com o terrorista Hussein Osman. Cinco anos depois, o Discovery Channel revisita os fatos, esclarece as circunstâncias que permanecem confusas e aponta a sucessão de eventos que teve como trágica consequência a morte de um inocente.

A produção local O ASSASSINATO DE JEAN CHARLES estreia no domingo, 18 de julho, às 21h.

Realizado pela produtora Mixer e exibido no bloco de programação Discovery Apresenta, o documentário reúne depoimentos de Maria Otoni de Menezes, mãe de Jean Charles, além das declarações dos advogados de defesa da família, Michael Mansfield e Harriet Wistrich. São ouvidos ainda especialistas em contra-terrorismo, jornalistas que acompanharam o caso e ex-oficiais da polícia britânica.

Os desdobramentos do caso na justiça e as informações imprecisas que em um primeiro momento justificaram a ação da polícia britânica, balizando a repercussão imediata do caso, também estão em foco na produção.

Em julho de 2005, os cidadãos de Londres viviam momentos de tensão: após um atentado terrorista com mais de 50 mortes, ocorrido no dia 7, e outra tentativa frustrada duas semanas depois, iniciou-se uma verdadeira caçada aos culpados. Policiais, exaltados, ordens desencontradas e informações escassas para a identificação do suspeito marcaram a ação naquela manhã de 22 de julho.

Para a família de Jean Charles restaram a perplexidade e a sensação de impunidade. Para os britânicos perduram a insegurança de saber que o engano fatal poderia ter acontecido com qualquer cidadão e a indignação com um crime cuja culpa foi detectada, mas não atribuída. Jean Charles, o jovem que no dia 22 de julho de 2005 seguia seu itinerário rumo ao trabalho, está sepultado em Gonzaga - MG, sua cidade natal.

Produzido com leis de incentivo da ANCINE, O ASSASSINATO DE JEAN CHARLES é uma coprodução entre o Discovery Channel e a produtora Mixer. Carla Ponte e Michela Giorelli assinam o projeto por parte da Discovery Networks Latin America/US Hispanic e Rodrigo Astiz, da Mixer, é o diretor do documentário. As cenas de reconstituição apresentadas no documentário foram produzidas pela ITV em 2009.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado