‘Urbano’ desvenda Tóquio em sua primeira viagem internacional


Renata Simões virou "Lenata" para os japoneses e mostra como é viver em uma cidade nipônica

 

 

Renata Simões arrumou as malas e foi realizar um sonho antigo: ela e a equipe do 'Urbano' embarcaram para o outro lado do mundo, mais especificamente para Tóquio. A edição estrangeira da atração vai contar com 11 episódios inéditos, onde o cotidiano japonês será desvendado, em especial dos jovens locais. Hábitos, roupas, points e atitudes deles serão destaque na temporada, que vai ao ar todas as quartas-feiras, a partir do dia 7 de julho, sempre às 22h, no Multishow.

A primeira viagem internacional do programa contabilizou 44 horas dentro de aviões e 30 dias nos quais a apresentadora viveu como uma legítima cidadã nipônica, morando em um apartamento alugado de 20 metros quadrados: "Senti na pele a dimensão do aperto em que eles vivem", conta Renata. E esse foi só o começo da imersão completa da apresentadora na cultura oriental.

"Lenata", como era chamada pelos japoneses, viveu experiências que foram autênticos choques culturais. Primeiro, teve que aprender um pouco do idioma, pois nem todos os japoneses falam inglês. Ela também descobriu curiosidades que parecem estranhas aos olhos ocidentais, mas que a para a cultura japonesa são rotineiros.

Por exemplo, os japoneses nunca comem sushi e sashimi na mesma refeição. Para eles, é uma heresia misturar os dois pratos, algo como misturar macarrão e goiabada por aqui. Outra curiosidade é que a maioria dos japoneses se produz por horas com maquiagem pesada, até para ir à padaria. Nas lojas de departamento de lá, as perucas e apliques sempre têm lugar de destaque, pois são apreciadíssimos pelos jovens. E os meninos, mesmo os heterossexuais, se produzem tanto ou mais que as namoradas, com direito até a chapinha!

Em uma das pautas, Renata vai a um estúdio de tatuagem de um brasileiro. Segundo ele, marcar o corpo com desenhos e escritas ainda é visto por lá como algo marginal, um hábito dos membros da máfia japonesa. No dia da visita, um legítimo Yakuza estava no estúdio retocando a sua tatuagem e Renata registrou tudo para o 'Urbano'. No contraponto, a apresentadora foi conhecer o fofíssimo Museu da Hello Kitty, onde encontrou souvenirs da personagem que só existem no Japão.

Em outro programa, o "Urbano" desvenda um hábito japonês muito curioso. Existem coffeshops, como o Cat Café, onde gatos estão espalhados pelo salão para fazerem companhia aos clientes. É só chegar, pedir a bebida e botar no colo um gatinho que esteja pelo salão. O freguês também pode escolher pelo cardápio do estabelecimento o bichano que quer afagar durante o café.

Na sua estada em Tóquio, Renata também visitou o bairro Harajuku, que é um dos pontos de encontro dos jovens. É lá que eles se mantêm e criam moda, em muitas lojas de roupas usadas e ateliês de novos estilistas estão por todos os cantos. Na rua Takeshita Dori, que fica no coração do bairro, fica a galera jovem que se veste à ocidental – com percepção oriental, como nos mangás. Na rua, outra mania japonesa: garotas vão semanalmente tirar fotos 3x4 em cabines automáticas chamadas de purikura.

O "Urbano" não podia deixar de conferir o tradicional bairro dos eletrônicos de Tóquio – o Akihabara. Muito além de vender produtos, como em qualquer loja, lá estão concentradas as grandes novidades em tecnologia – protótipos de equipamentos eletrônicos que serão lançados futuramente no Ocidente. O bairro ainda é palco de eventos chamados "Cosplay", em que os jovens se fantasiam de mangás e artistas amadores fazem performances.

E, para encerrar esse tour pela cultura urbana japonesa, que tal um sorvete de caviar, língua de boi, feijão azuki ou de cobra? Na Cidade do Sorvete de Tóquio é fácil encontrar esses sabores um tanto diferentes. Renata foi corajosa e testou o paladar de algumas dessas inusitadas misturas. Outra aventura gastronômica da apresentadora foi uma ida a um mercado de peixe local. Os feirantes ficaram tão honrados com a presença de uma TV brasileira que resolveram fazer a cerimônia sagrada de abertura do atum azul, peixe considerado uma iguaria em extinção. O mercado inteiro parou para ver a abertura do peixe e Renata foi presenteada com pedaços de suas vísceras cruas para degustação imediata, senão a desfeita seria muito grande para os locais...

 

 

 

URBANO

Estreia, quarta-feira, dia 07/07, às 22h.

Horários alternativos: quinta, às 14h; sexta, às 13h; segunda, às 16; terça, à 01h30 e às 07h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado