DISCOVERY CHANNEL EXPÕE AS ATIVIDADES QUE ESTÃO DESTRUINDO A AMAZÔNIA


Especial com dois episódios, exibidos em sequência e sem intervalos, mostra o quadro alarmante da devastação da Floresta no Brasil, Equador e Peru



Com aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados, a Amazônia abriga uma infinidade de espécies vegetais e animais, compondo uma biodiversidade única e abastecendo o planeta todo com água e oxigênio. Entretanto, a cada minuto, uma área do tamanho de três campos de futebol é desmatada na floresta. No domingo, 23 de janeiro, às 21h, o Discovery Channel exibe sem intervalos comerciais, o documentário em duas partes LUTA PELA AMAZÔNIA (Ross Kemp on Amazon), mostrando em uma análise profunda os conflitos de interesse que subsidiam a destruição da floresta.

Apresentado pelo jornalista Ross Kemp, a produção analisa os fatores ambientais, sociais e econômicos que incidem sobre as comunidades que vivem na floresta e aquelas que dela retiram seu sustento e seu lucro. Os dois episódios, que serão apresentados em sequência e sem intervalos comerciais, expõem a cultura da devastação, fomentada pelo crescente desejo global por energia, alimentos e recursos naturais.

Acompanhe abaixo a descrição dos episódios que compõem LUTA PELA AMAZÔNIA:

Episódio 1
Estreia: domingo, 23 de janeiro, às 21h

Ross Kemp viaja ao Peru para investigar como o tráfico de cocaína e a busca pelo ouro resultam no desmatamento da Floresta. No país é produzido um terço da cocaína comercializada no mundo e 9,5 milhões de acres da selva tropical já foram destruídos. As entidades governamentais estimam que a produção de cocaína é responsável pela devastação de 1.000 acres de floresta por dia, em virtude do lançamento de dejetos resultantes do processo de fabricação da droga que são vertidos nos rios da região.

O jornalista avança para a região conhecida como "Madre de Dios", uma das áreas com a maior biodiversidade do planeta. Lá, entretanto, o mercúrio usado para separar o ouro representa uma ameaça à riqueza ambiental. Aproximadamente 32 toneladas do metal altamente tóxico estão circulando pelas águas de rios da região e a alta no preço do ouro faz com que cada vez mais trabalhadores vejam na mineração uma chance de sustento.

Episódio 2        
Estreia: domingo, 23 de janeiro, às 21h45

Ross Kemp mostra o impacto da atividade petrolífera, da criação extensiva de gado e das lavouras de soja – atividades que vêm afetando irreversivelmente a floresta e que são culpadas pelo desmatamento descontrolado, além de ocasionarem batalhas violentas para disputa das terras.

O homem já devastou mais de 50% da selva no Equador, país pequeno e com importantes reservas de petróleo. A concessão ao direito de exploração de reservas em solos antes ocupados pela floresta, outorgada em 1964, desencadeou a destruição de grandes áreas e desabrigou tribos indígenas que foram obrigadas a deixarem suas terras. Em 1990, a permissão expirou, mas as marcas deixadas na floresta são praticamente irreversíveis, uma vez que detritos resultantes das escavações e da exploração dos poços continuam, ainda hoje, a danificar a flora e fauna. O jornalista conhecerá também uma tribo que tem sua reserva estabelecida em cima de uma grande reserva de petróleo, ainda inexplorada, que poderia salvar economicamente o Equador. O paradoxo entre os benefícios financeiros e os ambientais e antropológicos é algo que não se pode ignorar.

No Brasil estão 80% das áreas devastadas da Floresta. Desde 1970, já perdemos de nossa selva uma área que é o dobro do território Alemão. O cultivo de soja, a mineração e o gado extensivo estão entre os motivos que fizeram com que nós, brasileiros, destruíssemos grande parte da riqueza ambiental de nosso País. Na última década, 104 mil quilômetros quadrados de floresta desapareceram do solo brasileiro e, segundo especialistas, esse ritmo de desmatamento fará com a Amazônia brasileira desapareça em 50 anos.


SERVIÇO: LUTA PELA AMAZÔNIA
Canal:
Discovery Channel

Estreia:
domingo, 23 de janeiro, às 21h
Classificação indicativa:
12 anos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado