Eurochannel apresenta documentário exclusivo sobre a trajetória do ator francês Louis de Funès


Destaque no gênero comédia pastelão e eleito em 1968 o ator preferido de seu país, o francês Louis de Funès (FOTOS) é homenageado pelo Eurochannel no dia 21/1, sexta-feira, às 21h, com a exibição do documentário Louis de Funès Intime (2007). Inédito no canal, o documentário revela o homem por trás da estrela das comédias francesas, por meio de imagens de arquivos, entrevistas com seus familiares e cenas de seus filmes. Com direção de Serge Korber, nome conhecido no canal pelas produções Paris Romance e Béjart – Vous Avez dit Bejart?, Louis de Funès Intime tem entre os entrevistados sua segunda esposa Jeanne, seus filhos Olivier e Patrick, e o ator Francis Huster.

 

Nascido na cidade francesa Seine, em 1914, Louis de Funès estudou interpretação e piano, fazendo inclusive diversas apresentações antes de entrar para o cinema, em 1945. Depois de atuar em vários filmes como figurante e ator coadjuvante, foi nos anos 60, interpretando um policial engraçado e hiperativo nas comédias pastelão Le Gendarme de Saint-Tropez (1964), Fantômas (1964) e suas sequências, que obteve reconhecimento ao redor do mundo. Nesse período, também se destacou na comédia Le Corniaud (1965), contracenando com Bourvil. Dirigida por Gérard Oury, foi filmada em cores e com todas as locações na França e na Itália – aspectos que a diferenciou das demais comédias da época, produzidas em preto e branco.

 

Conhecido por seus personagens cômicos, Funès foi eleito o ator preferido da França em 1968 e se tornou muito popular na Europa nos anos 1970, especialmente com o filme Les Aventures de Rabbi Jacob (1973). Paralelamente à carreira no cinema, estrelou peças de teatro, deu continuidade às apresentações de piano e destinou seu tempo livre a uma de suas atividades preferidas – cuidar do jardim e das rosas de seu castelo em Clermont, na França.

 

Em mais de 35 anos de carreira, estrelou mais de 150 filmes e atuou ao lado de grandes nomes do cinema francês de sua época, entre eles Jean Gabin,Yves Montand, Jean Marais e Mylène Demongeot. Entre os diretores com quem estabeleceu boas parcerias, destaque para Jean Girault, Gérard Oury e Claude Zidi. Este último foi responsável por um dos seus melhores papéis, o chef e editor de um guia de restaurantes Charles Duchemin, em L'aile ou La Cuisse (1976). Em 1980, três anos antes de sua morte, o ator ganhou um César honorário.

 

Eurocinema: Louis de Funès Intime
Estreia dia 21/1 (sexta-feira), às 21h

 

Louis de Funès Intime (Louis de Funès Intime, Alemanha, 2007)
Direção:
Serge Korber

Gênero: Documentário
Duração: 104 minutos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado