Rádio MEC - Destaques da programação de 16 a 22 de janeiro de 2011
Domingo (16/01)
Som Infinito – 7h (MEC FM)
Música Sacra de Pergolesi
Compositor italiano do período Barroco, Giovannni Battista Pergolesi é um dos principais compositores da Opera Buffa e um grande nome também na música sacra. O Som Infinito dessa semana apresenta essa segunda vertente de Pergolesi com a "Missa de Santo Emidio", também conhecida como "Missa Romana". A obra é interpretada no programa pelo Concerto Italiano sob a regência de Rinaldo Alessandrini.
Domingos, 7h
Produção e apresentação: Félix Ferrà
Saiba mais:
Página do programa
A arte de Cristina Ortiz – 12h (MEC FM)
Ciclo sobre a pianista brasileira
No décimo primeiro programa do ciclo A Arte de Cristina Ortiz, a pianista interpreta composições da alemã Clara Schumann e do francês Jacques Ibert. Schumann foi uma das mais importantes pianistas da Era Romântica. No programa, Ortiz interpreta uma de suas obras para piano, e os três romances que Schumann escreveu inspirada pelo aniversário do marido.
Programa:
SCHUMANN
Concerto para piano e orquestra em La Menor, op. 54.
Piano: Cristina Ortiz.
Royal Philharmonic Orchestra.
Regente: Lawrence Foster.
Depoimento do maestro Ricardo Rocha.
CLARA SCHUMANN
Romance em Lá Menor
Romance op. 11, nº 1.
Romance op. 11, nº 2.
Romance op. 11, nº 3
JACQUES IBERT
Le petit Ana Blanc.
Piano: Cristina Ortiz.
Domingos, 12h
Produção e apresentação: Lauro Gomes
Terça-feira (18/01)
Vozes Brasileiras – 23h (MEC AM)
Música Vocal
O Vozes Brasileiras dessa terça-feira é dedicado à música vocal. A primeira parte do programa apresenta o disco "Cantores de Ébano" do final da década de 1950. As canções são interpretadas por Nilo Amara e seus Cantores de Ébano. Na segunda parte, diversos conjuntos prestam homenagem ao grande Tom Jobim.
No repertório:
- Cantores de Ébano: Leva Eu Sodade (Tito Neto/Alventino Cavalcanti), Fiz a Cama na Varanda, (Dilú Mello/Ovídio Chaves), A Lenda Do Abaeté (Dorival Caymmi), Azulão (Jaime Ovalle/Manuel Bandeira), Minha Graúna (Tito Neto / Avarese), Dorinha (Tito Neto/Ari Monteiro), A Noiva ( J. Prieto) e Jacobina
- Chovendo na Roseira – Tom da Terra
- Passarim – Catavento
- A Violeira – Expresso 25
Correnteza – Boca Livre
- O Morro Não Tem Vez – BR6
- Anos Dourados – Quarteto em Cy e Célia Vaz
- Garota de Ipanema – Cariocas.
Terças, 23h
Produção e apresentação: Magro Waghabi
Saiba mais:
Página do programa
Quarta-feira (19/01)
Eletroacústicas – 0h (MEC FM)
Pedro Rebelo
Essa semana o Eletroacústicas conta a trajetória do compositor português Pedro Rebelo. Diretor de Educação do Sonic Arts Research Centre (SARC) da Queen's University de Belfast, Rebelo fala de sua formação, interesses estéticos e de suas composições.
No repertório:
- Faint (2007) (dois movimentos), de Pedro Rebelo (Franziska Schroeder, saxofone; Pedro Rebelo, piano; Steve Davis, bateria)
-Exposure IV (2010), de Pedro Rebelo (Quasar, quarteto de saxofones; Pedro Rebelo, eletrônica)
Quartas, 0h
Produção e apresentação: Rodrigo Cicchelli
Saiba mais:
Página do programa
Ao Vivo Entre Amigos – 17h (MEC AM)
Glad Azevedo
O Ao Vivo Entre Amigos dessa quarta-feira se dedica ao lançamento do CD "Canto de Lá", do cantor, compositor e violinista Glad Azevedo. O álbum faz uma homenagem a São Luis do Maranhão, com composições de João do Vale, Nonato Buzar, César Teixeira, Chico Maranhão, entre outros. "Canto de Lá" traz também um poema de Ferreira Gular.
Glad Azevedo é integrante do grupo Voluntários da Pátria, que reúne música poesia e debate. Ele também é curador musical do projeto Corujão da Poesia e da Música. O projeto já criou mais de 80 Bibliotecas Solidárias em comunidades carentes, penitenciárias e orfanatos.
Quartas, 17h
Produção: Lídia Costa e Marina Barreto
Apresentação: Marina Barreto
Saiba mais:
Página do Programa
Quinta-feira (20/01)
Kinoscope – 17h (MEC FM)
Fernanda Montenegro – Parte III
Essa semana, o Kinoscope apresenta o terceiro e último programa de uma série com a atriz Fernanda Montenegro. Nesta quinta, o programa apresenta impressões da atriz sobre a música no cinema. Fernanda fala de suas trilhas preferidas, como a de "Tempos Modernos" de Charles Chaplin, "A Missão" de Ennio Morricone e "E o vento levou" de Max Steiner. O programa conta também com a participação de Alberto Shatowsky.
Seleção musical:
- …E O Vento Levou- Max Steiner
- Tempos Modernos- Charles Chaplin
- O Evangelho Segundo São Mateus- Johann Sebastian Bach
- Uma Mulher Para Dois- Georges de Lerue
- O Boulevard do Crime- Georges Auric
- La Strada- Nino Rota
- A Missão- Ennio Morricone
- Luzes da Ribalta- Charles Chaplin
- Acossado- Martin Solal
- E.T.- Jonh Williams
Quintas, 17h
Produção e apresentação: Fabiano Canosa
Saiba mais:
Página do Programa
Som de Letra – 23h (MEC FM)
Ópera The Civil Wars
O Som de Letra dessa semana destaca a ópera contemporânea The Civil Wars, Ato V, a seção Roma, em que Philip Glass e Robert Wilson articulam um libreto em diversos idiomas e utilizam fontes textuais com características diferenciadas na condução da narrativa.
No repertório:
The Civil Wars, Ato V – Prólogo/ Cenas A, B e C, Philip Glass/Robert Wilson, American Composers Orchestra, Dennis Russell Davies/Sondra Radvanovsky/ Denyce Graves/ Giuseppe Sabbatini/ Zheng Zhou/ Stephen Morscheck/ Robert Wilson/ Laurie Anderson
Quintas, 23h
Produção e apresentação: Livio Tragtenberg
Saiba mais:
Página do Programa
Sábado (22/12)
Música e Músicos do Brasil – 12h (MEC FM)
Thomas Saboga
Essa semana, o Música e Músicos do Brasil se dedica ao lançamento do álbum "O Desague" com obras de Thomas Saboga, interpretadas pelo Quarteto Impressons – Larissa Goretkin (flauta), Renata Neves (violino e viola), Matias Correa (contrabaixo) e Thomas Saboga ( violão). O disco conta também com a participação do violonista Luis Carlos Barbiere e da cantora Mariana Bernardes.
Sábados, 12h
Comentários