Eurochannel apresenta maratona da minissérie francesa A Extrema Direita e entrevista inédita com seu idealizador



Destaque do Eurochannel, a minissérie francesa A Extrema Direita (A Droite Toute, 2009) será reapresentada em formato de maratona, junto com uma entrevista exclusiva com seu criador e diretor Marcel Bluwal no dia 18/2, sexta-feira, às 22h.

 

Aos 85 anos, o parisiense Marcel Bluwal tem no currículo diversas produções feitas para a TV francesa. Uma das mais famosas é certamente a versão de 1972 de Les Misérables, em formato de minissérie. O diretor também assinou filmes para o cinema como Carambolages (1963), estrelado por Jean-Claude Brialy e Louis de Funès, que disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

 

Em A Extrema Direita , Marcel Bluwal destaca os principais pensamentos e ações deste partido que existiu na Europa em meados dos anos 1930. O personagem principal da minissérie é François Salmon (Bernard-Pierre Donnadieu), um industrial e membro de uma das famílias mais ricas da Europa, que sofre uma reviravolta em sua vida ao entrar para um movimento de extrema direita, no período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial.

Fundador de uma montadora de automóveis e figura importante da alta sociedade francesa, Salmon encara a vitória do partido de esquerda como uma ameaça a sua família e a sua classe social, e decide se juntar ao grupo de extrema direita La Cagoule, liderado por Deloncle (Didier Bezace). No grupo, ele passa a defender a bandeira do anticomunismo e antissemitismo. Junto com os demais membros, luta para derrubar a República, contando com o apoio do Exército.

 

Veja abaixo as sinopses.

 

Eurocinema: Minissérie A Extrema Direita 
Dia 18/2 (sexta-feira), às 22h

Parte I

Sinopse: Em 1935, o industrial e fundador da montadora Automobiles Salmon, François Salmon (Bernard-Pierre Donnadieu), apresenta os seus modelos no Salão do Automóvel, enquanto Danielle (Hélène Degy), sua filha mais velha, participa de um evento no Racing Club da França, e Annie, a mais nova, pratica exercícios de tiro numa feira, na companhia de dois amigos. Um deles é o militante comunista Adrien Gérard (Loïc Corbery), secretamente apaixonado por ela. Já Simone (Béatrice Agenin), mãe das garotas e negligenciada por Salmon, está traindo o marido com Lequesne (Samuel Labarthe), um dos principais escritores fascistas da época e brilhante editor da imprensa de extrema direita e antissemita. Darnand e Deloncle também são da extrema direita e antissemitas, além de fundadores do movimento La Cagoule, que tem como missão derrubar a República. Salmon também financia um jornal com tendência fascista. No ano seguinte, durante um jantar de gala em sua casa, para celebrar o casamento de sua filha mais velha, Salmon é avisado de que os socialistas, comunistas e radicais venceram as eleições legislativa

 

Eurocinema: Minissérie A Extrema Direita 
Parte II

 

Sinopse: Apesar das greves que estouraram desde a notícia da vitória da esquerda, Salmon (Bernard-Pierre Donnadieu) continua a trabalhar com seus engenheiros. Repentinamente, três mil de seus trabalhadores reunidos no pátio da fábrica decidem por uma greve imediata. Obrigado a deixar a própria fábrica, Salmon pega seu carro e enfrenta uma barreira de trabalhadores bloqueando o portão principal. Por pouco, ele não faz vítimas. Com raiva, Salmon vai até o parque Saint-Cloud para tentar se acalmar. Lá, seu principal engenheiro, Savary (Hervé Briaux), que também é de extrema direita, propõe um encontro com Deloncle (Didier Bezace), que lhe conta a respeito de um complô poderoso e fortemente armado para derrubar a República.

 

Eurocinema: Minissérie A Extrema Direita 
Parte III 

Sinopse: 
Três meses depois, no Studio 28, templo por excelência do cinema, durante uma projeção do filme A Grande Ilusão (La grande illusion, 1937), de Jean Renoir, Adrien (Loïc Corbery) e Elie (Florian Cadiou) constatam que a relação entre Annie Salmon (Delphine Chuillot) e Dalayrac (Nicolas Beaucaire) não somente ainda está viva, mas prospera. Misturando tudo – o ciúme e a ânsia de ação política – Adrien decide, para surpresa de Elie, renunciar bruscamente ao seu novo emprego e se alistar nas "Brigadas Internacionais", que estão prestes a combater ao lado dos Republicanos Espanhois.

 

Eurocinema: Minissérie A Extrema Direita 
Parte IV 

Sinopse: 
Lequesne (Samuel Labarthe) decide terminar de escrever seu romance. Deloncle (Didier Bezace) avisa que muitas coisas deverão acontecer. Curiosamente, de longe, os dois são observados por um leitor de jornal, sentado em um banco. Mais tarde, o movimento La Cagoule explode a sede do Patronato Francês, na rue de Presbourg. A imprensa de direita acusa unanimemente os Comunistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado