Telecine Cult exibe Maratona O Poderoso Chefão no dia 18.06

Em junho os fãs da saga da família Corleone têm um motivo especial para comemorar.O Telecine Cult preparou uma maratona que vai exibir em sequência toda a trilogia O Poderoso Chefão, dirigida por Francis Ford Coppola. Aclamados por público e crítica, os três longas-metragens serão exibidos no dia 18 de junho, a partir das 15h15.

Com roteiro e direção de Francis Ford Coppola, O Poderoso Chefão, de 1972, vai ao ar às 15h15. A produção é um marco na história do cinema mundial, baseada no livro de Mario Puz e estrelada por Marlon Brando, Al Pacino e James Caan. Narra a saga dos Corleone entre os anos 40 e 50, época em que os Corleone tinham grande importância na máfia americana. Quando o tráfico de drogas avança pela cidade, o patriarca Don Vito decide colocar o filho, ex-combatente da Segunda Guerra, no comando dos negócios. Michael Corleone, a princípio, renega o posto, mas diante dos fatos toma as rédeas da famiglia. Opostos ao tráfico, a situação se complica e o clã passa a correr sérios riscos.

Na época, Coppola lutou para ter Marlon Brando como Don Corleone, já que os estúdios não aceitavam a ideia devido à famosa excentricidade do ator. E o filme deu o Oscar a Brando que, por detestar Hollywood, não compareceu à cerimônia. A produção faturou ainda o Oscar de filme e roteiro. Um cuidado que Coppola e Mario Puzo tiveram ao escrever o roteiro foi evitar a palavra "máfia" nos diálogos. E uma curiosidade sobre o filho de Don Corleone: Warren Beatty, Jack Nicholson e Dustin Hoffman recusaram papel de Michael, que coube ao até então desconhecido Al Pacino.

 
 

Dois anos depois, Coppola dirigiu a segunda parte da saga. Com base no sucesso do primeiro filme, o diretor não precisou fazer pressão nem se impor aos produtores como na primeira vez. O Poderoso Chefão 2, exibido às 18h25, é estrelado por Al Pacino e Robert De Niro e retrata duas histórias paralelas, divididas pelo tempo. O longa-metragem foi a primeira sequência da história do cinema a ganhar o Oscar de melhor filme. Arrematou, ainda, as estatuetas de diretor, roteiro, ator coadjuvante (Robert De Niro), direção de arte e música. A produção mostra a juventude de Vito Andolini, sua chegada aos Estados Unidos, como desenvolveu suas motivações e se estabeleceu. E o presente, com Michael Corleone (Pacino) no comando dos negócios, pretendendo aumentar o domínio dos Corleone pela América.

Para a realização do terceiro filme, programado para às 22h, Coppola levou mais tempo. Foram quase 20 anos entre o segundo e o terceiro, que foi lançado em 1990. O Poderoso Chefão 3 fecha a saga em grande estilo e com a participação de Andy Garcia no papel de "Vinnie" Mancini. Recebeu sete indicações ao Oscar, nas categorias filme, diretor, ator coadjuvante (Andy Garcia), música (Promise me you'll remember), direção de arte, fotografia e montagem. Neste capítulo, Michael Corleone (Pacino) está arrependido e em busca de redenção. Mais velho, rico e poderoso, ele tenta resgatar a imagem da família, em ações de filantropia e negócios com a Igreja. Na tentativa de limpar o nome e criar uma nova realidade, Michael acaba sendo levado para a antiga vida.

A grade completa pode ser conferida no www.telecine.com.br.

Serviço:
Trilogia O Poderoso Chefão – Telecine Cult
Dia 18 de junho, a partir das 15h15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado