Susanna Queiroz “No Caminho” para Santiago de Compostela e Indonésia no Multishow

 

Atração que estreia nesse domingo percorre um dos caminhos mais místicos do mundo

 

"Foi uma grande revisão de valores". É assim que Susanna Queiroz define a terceira temporada de "No Caminho", que estreia dia 10 de julho, às 23h, no Multishow. Nos 17 episódios, Susanna e sua equipe percorrem o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e mergulham a fundo em hábitos e costumes da cultura hindu, durante uma viagem à Indonésia.

 

Por quase 20 dias, ela enfrentou chuva, cansaço e medo durante o Caminho de Santiago. Conheceu as tradições das vilas que fazem parte do trajeto e contribuiu com a cultura local. Depois de algumas pesquisas, Susanna decidiu fazer a viagem pelo caminho português, segundo ela, o mais tradicional. "Existem várias opções, mas esse foi feito pelo próprio Santiago", explica. O ponto de partida para a peregrinação foi a cidade do Porto, onde ela conheceu o processo de produção de vinho e visitou o rio D'Ouro. Na manhã seguinte, o grupo levantou seguiu para São Pedro de Rates, onde participou de um ritual antes de começar o caminho.

 

Em uma igreja, Susanna e sua equipe foram abençoadas por um padre, que a presenteou com um cajado para ajudar na caminhada. "O padre também falou que eu poderia usar o cajado se alguém mexesse comigo", brinca. Durante a noite do mesmo dia, eles participaram de um ritual de batismo em um albergue com outras pessoas. Segundo a tradição, as orações e a bebida energética servida nessa noite servem para dar forças aos peregrinos.

 

Em Pedra Furada, segunda parada da equipe, eles foram apresentados a uma tradição, em que as mulheres devem passar por uma pedra com um buraco, sem encostar nas extremidades. Se conseguirem, é sinônimo de que se casarão em breve.  Ainda na cidade, a equipe conheceu a história das setas amarelas, presente em todo o caminho para auxiliar os peregrinos. Durante o dia, Susanna encontrou o homem que pintou a primeira seta depois que o caminho foi reaberto. "Ele tem mais ou menos 60 anos e me surpreendeu com seu entusiasmo", afirma ela que também ajudou a fabricar uma das setas.

O grupo descobriu ainda a importância dos galos na história da cidade de Barcelos. Segundo a lenda local, um homem que foi acusado injustamente de roubo e condenado à morte afirmou que, se fosse decapitado, um galo iria cantar no dia seguinte a sua morte. E foi o que aconteceu. "Essa é mais uma tradição que passa o ensinamento de não se julgar o próximo", revela.  A equipe também passou por Valença e Tui antes de chegarem a Santiago.

A última parada da equipe foi em Finisterre (fim da terra), onde, como tradição, os peregrinos que completam o trajeto queimam as roupas que usaram durante o caminho. "Esse rito funciona como um desapego ao passado, uma renovação de espírito", explica Susanna, depois queimar suas roupas.

Da Espanha, a equipe seguiu para a Indonésia, ou "país incrível", como definiu Susanna. A primeira cidade a ser visitada foi a capital Jacarta.  Depois de conhecer um pouco da cultura hindu, a equipe decidiu atravessar Java, a maior ilha do país. Durante a viagem, eles presenciaram uma corrida de carneiros e visitaram algumas mesquitas.

Em uma das últimas paradas na Indonésia, a equipe conheceu a cidade de Pakutatan e participou do ano novo ao lado dos moradores. Na véspera do último dia do ano eles promovem um ritual de purificação onde todas as aldeias montam bonecos com bambus, que representam os espíritos ruins da comunidade. Depois, fazem um desfile com essas esculturas, como forma de expulsar as energias negativas das aldeias. O dia seguinte à festa é conhecido como o dia do silêncio, quando as pessoas ficam em suas casas sem produzir som algum.

Antes de voltar para o Brasil, Susanna e sua equipe se hospedaram em uma casa de moradores locais que trabalhavam em uma fábrica de estátua de Budas. Durante o dia, ela os ajudou no trabalho e, para sua surpresa, foi presenteada com uma estátua da cabeça de Buda, que pesava mais de 20 quilos. O grupo também conheceu templos hindus, descobriram que ainda existe uma cidade com um sultão e aproveitaram pra meditar em um parque com um vulcão ao fundo.

 

NO CAMINHO – terceira temporada

Estreia: Domingo, dia 10 de julho, às 23h.

Horários alternativos: segunda-feira, às 13h; quarta-feira, às 15h30 e quinta-feira, às 9h.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado