Os 10 anos dos atentados de 11 de Setembro são lembrados pelos canais A&E e HISTORY com programação especial

 

Há dez anos, pessoas do mundo inteiro pararam para ver imagens que poderiam ser de ficção, mas eram bem reais, e inacreditáveis. São cenas que permanecem vivas nas mentes de telespectadores dos quatro cantos do Planeta. Os especiais sobre a data, que estreiam nos canais HISTORY e A&E, trazem histórias daqueles que viveram ou estiveram de alguma forma envolvidos com esse drama.

 

O A&E estreia dois especiais no domingo, 11: Diário da Tragédia e Vozes do Além: 11 de Setembro. O HISTORY exibe programação especial a partir de sexta-feira, 9, incluindo o programa 102 Minutos Que Mudaram o Mundo, que será transmitido mundialmente nos horários locais do início dos atentados (às 7h30); e dois documentários inéditos: 11/9: Alerta Vermelho e 11/9: Os Dias Depois. Confira a programação:

 

A&E

 

11/9, domingo

 

20h – DIÁRIO DA TRAGÉDIA (ESTREIA)

Imagens impactantes e testemunhos comoventes coletados por Andrea Booher, fotógrafa designada pelo prefeito Rudolph Giuliani para documentar a tragédia que se abateu no Ground Zero, fazem parte deste documentário de duas horas.

 

22h – VOZES DO ALÉM: 11 DE SETEMBRO (ESTREIA)

Earnon McEneaney, marido de Bonnie, morreu no 105º andar do World Trade Center. Antes do fatídico atentado, ele havia comentado com a mulher que algo grave aconteceria. Logo após sua perda, ela começou a ter experiências paranormais ao receber mensagens do marido. A partir daí, Bonnie soube de outras famílias que também passaram a ter contatos sobrenaturais com parceiros, parentes e amigos mortos nos atentados. Contando o seu drama e com registros de outros depoimentos semelhantes, Bonnie publicou o livro "Messages: Signs, Visits & Premonitions from Loved Ones Lost on 9/11". Seu relato e de outras pessoas que perderam entes queridos são abordados no programa inédito do A&E.

 

HISTORY

 

9/9, sexta-feira, 22h - 10 MANEIRAS DE MATAR BIN LADEN

Uma década depois dos devastadores atentados de 11 de Setembro, forças especiais dos Estados Unidos capturaram e mataram Osama Bin Laden, o homem mais procurado da nossa História. O especial revela as estratégias que vinham sendo usadas pelos Estados Unidos para a captura do terrorista e explica que Bin Laden passou a ser perseguido bem antes dos atentados em Nova York – em 1996, ele entrou para a lista de procurados da CIA, que criou um departamento especial chamado de Unidade Bin Laden. Mostra, ainda, os 10 planos da agência de espionagem do governo para capturá-lo, desde que declarou guerra ao país. São estratégias e táticas que incluíam emboscadas, sequestros, lançamento de mísseis, ataques aéreos em aeronaves invisíveis a radares e bombas subterrâneas.

 

10/9, sábado

21h - O HOMEM QUE PREVIU O 11 DE SETEMBRO

Narra a história de Rick Rescorla, chefe de segurança da Morgan Stanley, a maior instituição financeira do World Trade Center. Logo após o atentado, ele fez um esforço sobrenatural para resgatar as pessoas que se encontravam dentro do prédio. Por ter lutado na Guerra do Vietnã, e sabendo dos riscos que as torres gêmeas corriam, por seu simbolismo, tamanho e fama, Rescorla se preparava para um possível desastre desde que começou a trabalhar no local, promovendo simulações de incêndio, evacuações e procedimentos de emergência. No dia da tragédia, Rescorla foi responsável pelo resgate de quase três mil pessoas. Ele, no entanto, não conseguiu sair com vida. Como reconhecimento de sua dedicação ao trabalho e, principalmente, pelo seu amor às pessoas, Rescorla foi aclamado como um herói americano.

 

22h - O MILAGRE DA ESCADARIA B

Considerado o relato mais surpreendente da tragédia, o documentário recorda os principais momentos sob o ponto de vista de 16 sobreviventes, que ficaram presos numa das escadarias da Torre Norte. Das 2.749 pessoas que morreram na tragédia, entre elas 343 bombeiros, esse pequeno grupo - sendo 12 bombeiros, três funcionários de um escritório e um policial - conseguiu sobreviver e fala com exclusividade ao programa sobre o que viveu naquele dia e da atuação decisiva dos bombeiros.

 

23h - HOTEL GROUND ZERO

Relata a incrível experiência de um grupo de 940 pessoas formado por turistas, hóspedes e visitantes que estavam no Marriott WTC na hora do atentado. Localizado abaixo e entre as Torres Gêmeas, o hotel de 22 andares e 825 quartos foi destruído no dia fatídico. Mas apesar de sua posição crítica, a maioria dos hóspedes deixou o hotel sem ferimentos graves. O programa também recorda o atentado que atingiu o hotel em 1993.

 

11/9 – domingo

7h30*** e 20h - 102 MINUTOS QUE MUDARAM O MUNDO

Com quatro indicações ao Emmy – Especial de Não-ficção, Edição de Imagem, Edição de Som e Mixagem de Som –, o programa foi o segundo mais visto na história do History nos Estados Unidos. Formado por uma sequência cronológica de cenas captadas por amadores e profissionais nos minutos intermináveis da tragédia, retrata a atmosfera daquela manhã, marcada pelo medo, caos e desespero. São imagens provenientes de mais de 100 fontes, como a gravada por Evan Fairbanks, que entrevistava um arcebispo a duas quadras do WTC, quando o primeiro avião acertou a Torre Norte. De maneira dramática, ele registrou o momento em que a segunda torre desabou a alguns metros da tragédia. Além da reação das pessoas nas ruas e das ligações feitas por aqueles que se encontravam nas torres e atendidas por policiais e bombeiros, as cenas mostram outras imagens impressionantes, inclusive de outros pontos da cidade, como a Times Square – registrado pelo câmera da ABC News, que fazia reportagem no local.

*Todos os canais do History no âmbito mundial transmitirão este especial na hora local de cada país em que iniciaram os ataques do 11 de setembro.

 

18h - NOVA YORK, A SUPERCIDADE

Conhecida como "Big Apple", Nova York nem sempre foi uma tentação. Dinâmica como poucas supermetrópoles do mundo, este conglomerado de aço e concreto tem sido suscetível aos grandes marcos históricos. O programa mostra como Nova York se transformou depois de acontecimentos como o 11 de Setembro, a Segunda Guerra Mundial e a Revolução Americana. Voltando ainda mais ao passado, histórias curiosas, como o fato de o Times Square ter sido um pântano, há 400 anos, e indícios da Era de Gelo em pleno Central Park.

 

22h - 11/09: ALERTA VERMELHO (ESTREIA)

Personagens-chave, como líderes políticos e militares, além de homens e mulheres comuns que se encontraram à frente desta nova guerra, dão seu depoimento sobre a fatídica data. A Secretária de Estado, Condoleezza Rice, o Chefe de Gabinete, Andrew Card, o Chefe do Estado Maior, Richard Myers, o Secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, e outros altos funcionários oferecem seus pontos de vista e interpretações sobre o Estado de Emergência vivido durante esse dia, considerado o mais dramático da história dos Estados Unidos.

 

12/9 - segunda-feira

22h - 11/09: OS DIAS DEPOIS (ESTREIA)

Este especial narra a história dos dias posteriores ao atentado, na voz das testemunhas, sobreviventes e envolvidos, com a ajuda de material audiovisual. Como essas pessoas reagiram frente ao desastre, o que fizeram para socorrer as vítimas, como recompuseram suas vidas e o que mudou nesses 10 anos, são algumas das questões abordadas com franqueza e, muitas vezes, com uma grande carga de emoção. Como resultado, uma visão honesta e legítima dos fatos depois da tragédia: uma crônica da vida em um mundo que mudou. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado