TV Brasil abre mais um espaço para o curta-metragem em sua programação


Curta TV estreia em setembro

A TV Brasil reforça o espaço em sua programação para o curta-metragem e abre uma janela inédita na TV aberta. Através do Curta TV, programa apresentado por Renata Boldrini, que estreia no dia 4 de setembro, o público vai conhecer a produção nacional desses filmes. Ao mesmo tempo, a emissora pública divulga e incentiva a produção desse formato, descobre novos talentos e cria novas plateias.
A série terá 26 episódios que serão exibidos aos domingos, sempre às 22h30.

 Cada episódio terá apresentação de um curta e o primeiro é " O Troco", do fotógrafo Andre Rolim. Ele produziu uma comédia que, de forma criativa e divertida, satiriza os atendentes de telemarketing. Em poucos minutos, três atores dão o recado valendo-se de uma linguagem moderna e dinâmica.
Vale lembrar que o cinema nasceu com o curta-metragem. Esse gênero vive hoje sua fase de renovação. A qualidade e a quantidade de filmes produzidos aumentam a cada ano. Será que agora está mais fácil produzir um curta com as novas tecnologias digitais, como o uso até de celulares? E a linguagem e o acesso estão melhores com a internet e celulares?

Esse é um dos temas da estreia, bem como da entrevista com o diretor e fotógrafo Walter Carvalho. Ele fala de suas experiências no cinema e ressalta que, em função das inovações tecnológicas, os curtas estão cada vez mais em alta. Portanto, trata-se de um debate atual que não faltará ao novo programa da TV Brasil. Cada episódio terá entrevistas com diretores, atores e produtores, além de reportagens.
No primeiro programa, o público vai saber que a história do curta é a história do próprio cinema. Os irmãos Lumière são considerados os pais do cinema, e coube a Louis Lumière fazer o primeiro documentário de 45 segundos de duração. Na virada do século XIX para o XX, veio a montagem e novas experiências foram feitas com o avanço da montagem. E os filmes passaram a ter 15 minutos. O programa lembra, inclusive, os famosos truques de George Méliès com o antológico filme Viagem à Lua. Voyage dans La Lune (Viagem à Lua).

Os curtas sempre foram a porta de entrada para muitos talentos e, no Brasil, o Cinema Novo nasceu dos curtas. Obras de Glauber Rocha, Paulo Cesar Sarraceni e Joaquim Pedro de Andrade fizeram obras com o formato. Ao abrir espaço para os curtas, a TV Brasil prestigia a produção independente, lembrando também que recentemente a emissora pública lançou edital para o licenciamento de obras do gênero.
O Curta TV é mais uma produção da TV Brasil com a Associação Revista do Cinema Brasileiro, que já faz o Revista do Cinema Brasileiro, exibido na emissora aos sábados.

O Curta TV tem direção geral de Marco Altberg, direção de Sérgio Rossini.

Veja os quadros que serão exibidos alternadamente no programa:
Peça o Curta: uma celebridade ou profissional do cinema escolhe um filme para ser exibido
Curtas na Internet: exibirá filmes achados na rede e realizados por diretores renomados ou anônimos
Curtindo o curta: matérias com grandes nomes do cinema brasileiro e mundial que começaram dirigindo curtas e ainda se aventuras com este formato
Meu primeiro curta: diretores consagrados falam sobre seu primeiro filme
Curtas e Boas: notícias do mundo do curta – palestras, festivais, inscrições, editais, agenda, premiações
Making of: Bastidores de filmagens
No amor: histórias de filmes feitos sem remuneração e com poucos recursos
Curta o Brasil: quadro no formato de série onde o espectador poderá viajar pelos diferentes estados brasileiros para descobrir as peculiaridades sobre a realização local de curta metragem. Em cada edição uma mesma pergunta é respondida e ilustrada em diferentes estados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado