HISTORY APRESENTA NOVA PRODUÇÃO ORIGINAL FOTONAUTAS

Um click. Uma história.

 

 

Uma série que segue os passos de um fotógrafo que percorre a América Latina registrando em sua câmera a essência dos povos que visita e revelando a história de um lugar por meio de sua gente. Esse é a proposta de Fotonautas, a nova produção original do HISTORY, que vai ao ar às quartas-feiras, às 21h, a partir de 14 de setembro.

 

Nesta série de 10 episódios, o talentoso fotógrafo norte-americano Mark Powell e seu assistente, o mexicano Héctor Bialostozky Jusidman, buscam captar tudo o que vão descobrindo pelo caminho, retratando personagens locais, conhecendo a história das cidades e desvendando a identidade de diferentes povos latino-americanos. O entrosamento da dupla se justifica pela grande afinidade de amigos viajantes e aventureiros, ligados intimamente por uma câmera e uma intensa curiosidade. Movidos pela busca da essência dos países visitados, eles retratam personagens únicos, invisíveis para qualquer para a maioria das pessoas, e, focando nos detalhes, desvendam a história atual do imenso continente latino.

 

"A minha paixão pela fotografia é encontrar novas narrativas e histórias. Gosto da surpresa, do acaso, que encontramos ao virarmos a esquina. Cada click pretende capturar o que o mundo me dá visualmente e que de outra forma nunca poderia ter podido experimentar", explica Powell.

 

Em suas aventuras, Mark e Hector não retratam figuras conhecidas, mas pessoas comuns, em suas atividades triviais, típicas, tradicionais ou que representem sua região. "Mais do que um programa sobre viagens, onde o foco é o local, Fotonautas é sobre a interação dos personagens com os lugares e com as pessoas que passam por seus caminhos", acrescenta Powell. Em sua jornada, esta divertida dupla de fotonautas se depara com situações insólitas, inesperadas, comovedoras e divertidas. Sempre registrando em um click a história de cada lugar.

 

Fotonautas vai ao ar às quartas-feiras, às 21h, a partir de 14/9. Rio de Janeiro, Salvador, República Dominicana, Colômbia e a Riviera Maia estão entre os locais visitados pela dupla. Na estreia, o HISTORY apresenta episódio duplo. Abaixo, biografias dos fotonautas e os episódios de setembro:

 

Mark Allor Powell - Fotógrafo americano, que tem desenvolvido boa parte de seu trabalho no México, mas também exibidos em importantes museus e galerias deste país, dos Estados Unidos e da Europa. Entre eles: The New Museum e Queens Museum em Nova York, Museo Archivo de la Fotografia e Arroniz Contemporáneo  na Cidade do México, a Ten Haaf Gallery em Amsterdam, Foto España em Madri e Urbis Museum em Manchester, Inglaterra. Powell tem sido tema e autor de livros e artigos, incluindo Very Important Person (Diamantina, 2006) e Street Photography Now (Thames and Hudson, 2010). Acaba de trabalhar em seu primeiro documentário Bellas de Noche, sobre as estrelas do cabaré mexicano dos anos 70 e 80. Realiza workshops de fotografia na escola de artes El Faro de Oriente, na cidade do México.

 

Hector Bialostozky Jusidman - Artista mexicano, licenciado em Artes Plásticas no New School for Social Reaserch-Parsons School of Design, Nova York. Obteve diversas bolsas de estudo, como FONCA- Jovens Criadores em Mídias Alternativas e ICCR do governo hindu na Índia, entre outras. Atualmente, faz mestrado em História Contemporânea na Universidad de La Habana (Cuba) e é Professor de Sensibilização na Universidad Iberoamericana, na cidade do México.

 

Sinopses dos episódios de setembro:

14/9, às 21h: PERU

Mark e Hector visitam Machu Picchu, lugar que desperta em Mark a ideia de tirar fotos dos turistas que chegam de todas as partes do mundo tendo, como fundo as ruínas incas. Depois, visitam Cusco e seguem para Chincheros, uma comunidade de tecelões. Durante a visita, retratam mulheres de todas as idades em sua rotina como tecelãs. Finalmente, apreciam a tradicional comida peruana em um pequeno restaurante em Cusco.

14/9, às 22h: ARGENTINA

Mark e Hector saem em busca da essência do futebol. Inicialmente, assistem a um campeonato amador e depois a uma partida da primeira divisão, onde Mark consegue captar em uma foto a paixão que este esporte inspira. Na sequência, eles vão para o interior do país para conhecer os 'gaúchos' e suas tradições, descobrindo como atualmente vivem e trabalham. Finalmente, a dupla assiste a uma típica milonga, e tenta aprender os passos do tango, além de capturar em fotos esse nostálgico universo.

21/9, às 21h: RIO DE JANEIRO

Mark quer conhecer os bastidores do Carnaval. Como não estão no período da festa, Hector o leva a um grande galpão, onde estão guardados carros alegóricos e fantasias carnavalescas do passado. O que Mark encontra lá, o inspira a fazer uma série de fotos. Depois, as praias e o surf ganham a atenção da dupla. Hector pede a um surfista profissional para introduzi-los ao esporte. A noite carioca é o foco seguinte da dupla, que segue para a Lapa, onde conhecem um dos melhores sambistas do Brasil.

28/9, às 21h: REPÚBLICA DOMINICANA

Em uma festa típica do país, que reúne música, dança e comidas tradicionais, Mark e Hector fazem contato com uma mulher de Santo Domingo e a convence a mostrar sua casa. Ela conta sobre sua cultura e, por meio de sua história de vida, eles descobrem a essência do merengue dominicano. Na sequência, Hector faz contato com outro personagem local para que os apresente aos jogadores de beisebol da segunda divisão. Já à vontade com os aspirantes à liga principal, Mark deseja capturar os anseios e o entusiasmo dos garotos. Finalmente a dupla chega à La Romana e relaxa nas paradisíacas praias dominicanas, onde fazem mergulho e mostram a beleza do universo submarino local.

Para mais informações, acesse seuhistory.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado