Documentário alemão usa franqueza extraordinária para mostrar as consequências do muro de Berlin no Eurochannel.


A divisão da Alemanha quando o muro de Berlim era a fronteira entre dois estilos de vida diferentes é um assunto que ainda rende boas investigações. Do lado comunista do país, o serviço secreto fez tudo o que pôde para aprisionar os rebeldes e críticos do seu forte regime. Sob o olhar de Stefan Weinert é possível ter uma nova visão, sensível e real, deste assunto. Em 2010, o diretor lançou o documentário De Frente ao Muro (Gesicht zur Wand), que estreia no Eurochannel na sexta-feira, 14/10, às 17h.

Este inovador documentário mostra a vida de cinco cidadãos da Alemanha Oriental que ainda lutam para superar as cicatrizes físicas e mentais que a prisão e tortura deixaram. A produção, para o jornal alemão Der Spiegel, é uma continuação da história do vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro, A Vida dos Outros (The Lives of Others), de Florian Henckel von Donnersmarck.

Em De Frente ao Muro (Gesicht zur Wand, 2010) os espectadores sentirão a raiva, a impotência, o medo e a coragem daqueles que sofreram os duros castigos do Stasi (Ministério para a segurança do Estado) na Alemanha Oriental. Estima-se que um em cada dois cidadãos da RDA (República Democrática Alemã) foram direta ou indiretamente membros ou informadores do Stasi, uma das polícias secretas mais cruéis na história.

Sinopse: Cinco comoventes histórias de vida são contadas por ex-cidadãos da Alemanha Oriental que foram presos por tentar fugir da República Democrática Alemã. Eles representam um grupo de quase 72 mil ex-detentos de um dos mais duros regimes que a humanidade já viu. O documentário fala com uma franqueza extraordinária sobre as lutas contra o regime, das terríveis condições das prisões e dos humilhantes métodos de interrogação. Sensível, o documentário mantém uma estreita proximidade com seus protagonistas, examinando as feridas abertas e trazendo à luz os danos psicológicos que lhes fizeram impossível viver uma vida normal e sem medo desde então.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado