11º Prêmio Escola Voluntária revela vencedores em cerimônia apresentada por Marcelo Tas


Evento será transmitido ao vivo pela Rádio Bandeirantes

 

Os projetos vencedores do 11º Prêmio Escola Voluntária serão conhecidos nesta quarta-feira, dia 16, durante evento no Itaú Cultural, em São Paulo. O jornalista Marcelo Tas apresentará a cerimônia, que será transmitida ao vivo a partir das 19h pela Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9

A solenidade contará com as presenças de João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, de Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social e de Herman Voorwald. secretário de Educação do estado de São Paulo. A cantora Daniela Mercury, os CQC´s Oscar Filho e Marco Luque, e o humorista Beto Hora, do programa "Na Geral", da Rádio Bandeirantes, também participarão do evento.

Desde a última sexta-feira, alunos e professores das dez escolas finalistas estão reunidos no Clube de Campo do Banco Itaú, localizado na zona sul da capital, participando de oficinas de voluntariado e responsabilidade social, além de visitar pontos turísticos da cidade.

Durante os meses de agosto e setembro, os estudantes receberam em suas cidades uma equipe da Rádio Bandeirantes que transmitiu conceitos de radiojornalismo e orientações práticas sobre como elaborar uma reportagem de rádio. Neste mês, as reportagens foram veiculadas durante a programação da Rádio Bandeirantes e também podem ser ouvidas no site www.escolavoluntaria.com.br

Uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social, o Prêmio Escola Voluntária tem como objetivo incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. Desde sua criação em 2001, Ano Internacional do Voluntariado, o Prêmio recebeu inscrições de mais de 4 mil escolas.

Confira os projetos finalistas do 11º Prêmio Escola Voluntária:

 

Bahia

Colégio Estadual Rômulo Galvão

Cidade: Coração de Maria

Projeto: Cidadania Ambiental: escola X comunidade

O objetivo central do projeto é conscientizar seus educandos a ações relacionadas ao meio ambiente, fazendo com que os saberes aplicados na sala de aula extrapolem os muros da escola, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população por meio de palestras, debates, folders, saúde in loco, coleta seletiva, entre outros.

 

Distrito Federal

Centro de Ensino Fundamental 619 de Samambaia

Cidade: Samambaia

Projeto: Rádio Escola CEF 619 Radionistas

O projeto propõe uma radioescola que atue como um instrumento pedagógico de mobilização social, auxiliando na transformação da realidade escolar. Um dos intuitos é oferecer uma programação radiofônica voltada para os interesses da comunidade local.

 

Minas Gerais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena

Cidade: Barbacena

Projeto: Desloucar

O projeto tem como tema principal a inclusão social, permitindo a reintegração social de pacientes de hospitais psiquiátricos e residências terapêuticas, oferecendo atividades que estimulem o processo de autonomia e independência.

 

Escola Municipal Professor Daniel Alvarenga

Cidade: Belo Horizonte

Projeto: TV PDA - aqui a nossa escola se vê

O foco principal do projeto é a integração dos alunos, proporcionando maior participação nas atividades escolares, melhoria da aprendizagem e aprofundamento das relações entre educação e sociedade. A partir das discussões dos participantes são definidas as pautas de cada vídeo, partindo dos problemas do cotidiano e do interesse geral da comunidade.

 

Paraná

Colégio Estadual Santa Helena

Cidade: Santa Helena

Projeto: Projeto Terra Limpa

Envolvendo todos os alunos e a comunidade escolar, o projeto busca a conscientização sobre o uso indiscriminado do solo e dos recursos hídricos. Por ser uma região essencialmente agrícola, os alunos identificaram a necessidade do trabalho de conscientização, preservação e recuperação do solo uma vez que os proprietários rurais acabavam utilizando o solo de maneira inadequada, prejudicando a qualidade de vida de todos.

 

Rio de Janeiro

Colégio Cruzeiro Centro

Cidade: Rio de Janeiro

Projeto: A formação cidadã na escola

Desenvolvendo e aplicando projetos sociais em instituições parceiras como hospitais, creches e ONGs, os estudantes tem a oportunidade de serem protagonistas no desenvolvimento e melhoria social e ambiental, construindo uma relação com o saber escolar e ampliando sua formação humanística.

 

Rio Grande do Sul

Escola Municipal de Ensino Fundamental Etelvino de Araújo Cruz

Cidade: Montenegro

Projeto: Grupo de Danças Estrela Gaudéria

O foco central do projeto é a aprendizagem da cultura gaúcha por meio da dança. A partir do conhecimento da dança gaúcha, os adolescentes tiveram a necessidade de pesquisar sobre a teoria para ensinar a outros alunos, uma vez que a dança exige sincronia, sintonia, disciplina, harmonia e troca de experiências, qualidades tão importantes para o desenvolvimento humano.

 

Santa Catarina

Escola de Ensino Fundamental Osní Medeiros Régis

Cidade: São José do Cedro

Projeto: Onda Nativa

O projeto busca fomentar ações socioeducativas de recomposição da diversidade da flora nativa na região de Mariflor. Por meio da mobilização da comunidade escolar e do voluntariado, são realizadas ações de revitalização da mata nativa.

 

Escola de Educação Básica Professora Elza Mancelos de Moura

Cidade: Guarujá do Sul

Projeto: "Rio das Flores, rio da vida"

O projeto busca trabalhar pela revitalização do Rio das Flores, que abrange seis municípios do extremo oeste de Santa Catarina. Os voluntários realizam ações de conscientização da população, limpeza de trechos de rio, plantio de mudas, entre outras.

 

São Paulo

Colégio Técnico Industrial de Guaratinguetá – Unesp Prof. Carlos Augusto Patrício Amorim

Cidade: Guaratinguetá

Projeto: Aprender e ensinar: um exercício de Cidadania

O projeto procura aliar aprendizagem e prática, partindo do princípio que, quando se ensina, também se aprende. As trocas de conhecimentos e de experiências de vida fortalecem o valor da cidadania. Além do reforço escolar, o projeto também estimula o aluno a seguir em uma carreira profissional técnica, fazendo com que ele tenha contato com laboratórios, salas e oficinas mecânicas do colégio técnico.

 

www.escolavoluntaria.com.br

@EscVoluntaria


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado