Imagens amadoras contam alegrias e anseio de liberdade de um país sob o regime socialista, em produção inédita no Eurochannel
A Letônia ocupada pela União Soviética era como uma moeda de duas faces: a moral oficial do governo contra a ética das pessoas comuns. Líderes tirânicos mantinham o controle e o povo ansiava por um mundo livre. Por meio de imagens amadoras com câmeras 8 mm feitas pelo povo letão, Retrato duplo de uma moeda, que o Eurochannel estreia no dia 14/11, segunda-feira, às 21h, é um olhar real, e assustador, das dificuldades, lutas e alegrias de um povo simples, que vivia reprimido por um governo repressor.
O documentário, uma compilação de imagens históricas reais, é apresentado por Romulads Pipars, um dos principais nomes da indústria cinematográfica do país. Ele retrata, com um toque de comoção, a vida real do povo letão naqueles tempos difíceis: as alegrias de bebês dando seus primeiros passos, os jovens amantes colhendo flores em seus últimos dias de escola, as celebrações secretas de feriados oficiais e as esperanças e sonhos de liberdade de um povo oprimido pelo governo soviético. O país finalmente conquistou sua independência em 1991.
Eurocinema: Retrato Duplo de uma moeda
Estreia: 14/11, segunda-feira, às 21h
Diretor: Romualds Pipars
País: Letônia
Título Original: Double Portrait of a Coin
Gênero: Documentário
Ano: 2008
Comentários