Programação Itamar Assumpção no SESCTV começa dia 22 de novembro

O curta Jardim Beleléu, de Ari Candido Fernandes, e o show gravado em 1985, Fábrica do Som inauguram a série de especiais sobre o Beleléu, vulgo Nego Dito

Durante o mês de novembro, o SescTV exibirá uma programação especial sobre Itamar Assumpção, ícone da música paulista. Serão exibidos shows e documentários com artistas que participaram da história de Itamar e da música popular brasileira. Um deles é o curta-metragem Jardim Beleléu (Brasil, 2009), de Ari Candido Fernandes, com José Wilker e Flavio Bauraqui. Entre os shows, Fábrica do Som, gravado pela TV Cultura em 1985, e as apresentações da banda Isca de Polícia e Ney Matogrosso, gravado ao vivo no SESC Vila Mariana, em 2011, e Itamar Assumpção Inéditos, no SESC Pompéia, em 2010, que reuniu amigos e músicos que interpretaram canções inéditas do artista.

Irreverente, criativo e um incansável crítico da sociedade, Itamar Assumpção recebeu críticas severas referentes ao seu trabalho durante toda a carreira, mas nunca deixou de tocar e compor o que realmente teve vontade. Suzana Salles, parceira e vocalista da banda Isca de Polícia, reforça orgulhosa quando fala sobre o amigo, que o som de Itamar exige atenção. Hoje, sua obra é considerada uma grande contribuição para a música paulista. Embora tenha sido incluído no grupo dos "Malditos da MPB" – artistas que não se prenderam aos padrões comerciais de fazer música entre as décadas de 70 e 80 – nomes como Rita Lee, Tom Zé, Zélia Duncan e Zizi Possi reverenciam o seu trabalho ao gravar suas músicas e tocá-las ainda hoje em shows. 

O último trabalho de Itamar antes de falecer, em 2003, vítima de um câncer no intestino, foi o Pretobrás. Para a felicidade dos fãs, Itamar deixou várias músicas gravadas que, após sua morte, foram compiladas em dois volumes - Pretobrás II e III – e lançadas em 2010, pelo Selo SESC, na Caixa Preta de Itamar Assumpção. 

Nascido na cidade do Tietê, interior de São Paulo, Itamar cresceu em Arapongas, no Paraná, e retornou a São Paulo em 1973, aos 24 anos, quando resolveu se dedicar apenas à música. Lançou 13 álbuns durante sua carreira, e teve parceiros como Arrigo Barnabé, Paulo Leminsk e Chico César, além de Vange Millet e Suzana Salles, que o acompanharam nos vocais durante a maior parte do tempo. 

Confira abaixo mais detalhes sobre a programação Itamar Assumpção, no SescTV:


ESPECIAL ITAMAR ASSUMPÇÃO

Terça, 22/11, às 23h 
Jardim Beleléu
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Ari Candido Fernandes
Sinopse: Assaltado num ônibus, Itamar perde o salário do mês. Um dia, avista um dos assaltantes e o persegue, mas as balas não saem de seu revólver. Um curta-metragem de ficção que homenageia o músico Itamar Assumpção, com José Wilker, Flavio Bauraqui, Thalma de Freitas, Laércio de Freitas, Adyel Silva, Misty, Nábia Vilela. 

Terça, 22/11, às 23h20 
A Fábrica do Som
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Dorival Dellias Filho 
Sinopse: Reapresentação do programa exibido pela TV Cultura, em 1985, gravado no SESC Pompéia, com a participação de Itamar Assumpção. 

Quarta, 23/11, às 22h 
MUSICAL: Itamar Assumpção Inéditos 
Classificação indicativa: 12 anos
Direção para TV: Daniel dos Santos
Reapresentações: 24/11, às 16h; 25/11, às 10h; 26/11, às 19h; 27/11, às 7h, 16h e 23h.
Sinopse: Após a morte de Itamar Assumpção em 2003, as músicas deixadas por ele em vários estúdios de São Paulo foram reunidas e divididas em dois volumes: Pretobrás II e III. Em 2010, no SESC Pompéia, amigos e artistas convidados como Zélia Duncan e Elza Soares, realizaram este show com canções como "Os incomodados que se mudem"; "Je T'aime mais que Jerome"; "Devia ser proibido"; "Anteontem (Melô da UTI)"; "Que tal o impossível"; "Elza Soares"; entre outras.

Terça, 29/11, às 23h
Beleléu Cá Entre Nós – Itamar Assumpção Antes do Nego Dito
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Fabio Giorgio
Sinopse: Familiares, amigos e parceiros falam sobre a vida e a herança musical deixada por Itamar Assumpção, o Beleléu, vulgo Nego Dito. O curta-metragem documentário relata sua história desde a adolescência em Arapongas, no Paraná, até os dias de hoje. 

Terça, 29/11, às 23h15
Especial Vida Itamar Assumpção
Classificação indicativa: 12 anos
Direção: Pedro Vieira
Sinopse: Para homenagear o cantor, compositor e arranjador, a TV Cultura produziu este especial com direção geral e roteiro de Pedro Vieira. Para relembrar momentos históricos da sua carreira, o documentário traz ainda depoimentos inéditos do músico e de seus amigos.

Quarta, 30/11, às 22h
Isca de Polícia e Ney Matogrosso 
Classificação indicativa: 10 anos
Direção para TV: Rodrigo Giannetto
Sinopse: Ney Matogrosso e a banda Isca de Polícia se reuniram em junho de 2011, para um show em homenagem a Itamar Assumpção, no teatro do SESC Vila Mariana, na capital paulista. Aos 70 anos, Ney, que já regravou algumas músicas de Itamar, canta e dá depoimento sobre sua satisfação em homenagear o amigo e ídolo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio