Oi APRESENTA Giancarlo Neri – Máximo Silêncio em Paris

                                                                                     27 de janeiro a 4 de fevereiro

                                                                                                     das 19h às 24h

Praça Paris, Rio

Patrocínio: Oi

Produção: Automatica e Progetti

Apoio: Oi Futuro/Instituto Italiano di Cultura Rio de Janeiro

 

O artista italiano Giancarlo Neri (1955, Nápoles, Itália) fará, entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro a instalação "Máximo Silêncio em Paris" na Praça Paris, no centro do Rio.  A obra terá cerca de 9 mil lâmpadas de 25 cm cada, que mudam de intensidade e cor.  Inicialmente realizada em 2007 no Circo Máximo, em Roma, onde atraiu mais de 35 mil pessoas na abertura do evento Noite Branca, o trabalho foi feito no ano seguinte na Esplanada do Rei, em Madri.  Em 2009, o artista fez instalação semelhante em Dubai. "Em cada local é uma situação diferente. A obra interage diretamente com o espaço", afirma NeriPara visualizar o trabalho no Circo Máximo, o link é http://www.youtube.com/watch?v=gSXFSE0UEuI

O projeto integra as comemorações do "Momento Itália-Brasil 2011/2012", e tem o patrocínio da Oi, apoio cultural do Oi Futuro e o apoio do Istituto Italiano di Cultura e da Embaixada da Itália no Brasil. 

As lâmpadas, programadas em ciclo, começam a brilhar sincronizadas, pulsando as mesmas cores: azul, vermelho, amarelo, verdeDepois de cinco minutos, vão ficando descontinuadas, resultando em um efeito multicolorido.  Em seguida, o processo se reinicia.  A ideia da obra partiu de um fato casual, quando a mulher do artista, depois de comprar uma luminária na megaloja Ikea,  percebeu que, ao contrário do que pretendia, ela não era equipada com lâmpadas brancas, mas com lâmpadas coloridas que eram acesas alternadamente.   "Não há nada computadorizado. Uso materiais fáceis, próximos ao kitsch", diz Neri sobre a obra, contando que as lâmpadas foram compradas em Xangai, na China.

"A intervenção do Giancarlo Neri é um projeto inovador que une arte e tecnologia e poderá ser visto a céu aberto por todos que vivem ou transitam pelo Rio", afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro. "Tem tudo a ver com a democratização do acesso à cultura, uma das grandes missões do Oi Futuro".   

Ao falar de seu trabalho no Circo Máximo, em uma longa entrevista feita pelo renomado crítico Achile Bonito Oliva, Giancarlo Neri disse que seu objetivo com o trabalho é "conseguir provocar a mesma emoção numa criança de seis anos, numa cabeleireira de 40, num crítico de arte de 60 e na minha tia Margherita, que tem mais de 70 e foi professora da escola primária".  Neri também definiu a natureza de sua  arte como  "pública, gratuita, independente, acessível e temporal".

 PAISAGEM URBANA

Nascido na Itália, Giancarlo Neri mudou-se em 1978 para Nova York, onde morou por  22 anos. Foi jogador de futebol, mas depois quis fazer cinema e acabou por estudar arte.  Desde seu primeiro trabalho, em 1981, sempre trabalhou com interferências na cidade, na paisagem urbana. A primeira delas foi feita nos prédios em frente ao seu apartamento, mudando a paisagem que via de sua janela. Depois de convencer os síndicos e vizinhos, aplicou pinturas sobre um painel colocado nas janelas, e chamou pessoas para verem a paisagem alterada do ponto de vista de seu próprio apartamento.  "Meu trabalho é ir até as pessoas. Esse para mim é o verdadeiro conceito de arte pública", diz.  "Gosto de trabalhar em locais onde as pessoas passem e vejam".

 O artista é um dos responsáveis pela instalação permanente no terraço do centro cultural do Oi Futuro no Flamengo, "Lua de São Jorge", criada em parceria com o artista Marcos Chaves. Também no Rio de Janeiro, Neri fez em 2009 uma intervenção no Hotel Glória, dentro do projeto Lúmen, de curadoria de Paulo Reis.  Na ocasião, as janelas do edifício acendiam em seqüência (para visualizar, o link é h         tp://www.youtube.com/watch?v=Cx3E1LR0Frs.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado