FUTURA: Sala de Notícias de 07 a 11 de janeiro de 2013

Diariamente – 14h30

Reprises – 21h, exceto às terças-feiras

 

 

 

Documentário sobre a pesca artesanal na Baía de Guanabara retrata os desafios encarados por profissionais locais. A exibição é na próxima quarta-feira, dia 09, no Canal Futura

 

 

 

 

 

07/01/2013 - segunda-feira – Terno, Bola, Vassoura e Viola

Direção: Vinícius Souza

 

O que move o ser humano pra continuar acreditando que seus sonhos são possíveis? Este Sala de Notícias retrata a rotina de Marcelo. Com simplicidade e luta, o personagem mostra que é possível conquistar mais espaço na sociedade em que vivemos. Marcelo colabora para a melhoria da qualidade de vida coletiva desenvolvendo atividades que vão desde o trabalho na companhia de limpeza urbana ao comando de uma equipe de futebol, tudo com muita música e bom humor.

 

 

 

08/01/2013 – terça-feira – Do Meu Lixo Cuido Eu

Direção: Dago Schelin

 

Num pequeno espaço num fundo de quintal, Claudio e Eduardo têm uma horta, um minhocário, coelhos, galinhas e cabras. Por isso, a  cada mês, uma tonelada e meia de lixo deixam de ir para o aterro de Curitiba, já que passam por um ciclo de reaproveitamento neste pequeno lugar. O mais incrível é que não existe mau cheiro, pois a área é organizada e limpa. O projeto é apoiado por vizinhos e comerciantes do bairro. Mas em meio às atividades, uma visita nada agradável da vigilância sanitária faz com que a entrega de uma intimação obrigue o fechamento do projeto.

 

 

 

09/01/2013 - quarta-feira - Barcaças do tempo

Direção: Rafael Nogueira e Rodolfo Gomes

Este documentário trata sobre a pesca artesanal na Baía de Guanabara, e é o segundo episódio da série sobre profissões antigas. Diariamente, na comunidade do Gradim, em São Gonçalo, um movimentado leilão de peixes acontece no final da madrugada, emuma das principais portas de desembarque de pescado extraído das águas da baía. Acompanhamos um dia da rotina de pescadores locais para conhecer melhor a situação de trabalho vivida por eles. Redução do estoque de peixes, ocupação desordenada de mananciais e despejo de esgoto sem tratamento são alguns dos graves problemas enfrentados por estes profissionais.

 

 

 

10/01/2013 - quinta-feira - Brasil Fronteira Leste

Direção: Juliana Borges Pontes e Fernanda Polacow

 

Com a crise econômica em Portugal e o crescimento do Brasil, o país tornou-se a principal referência para aqueles que falam a nossa língua. A cada ano, mais imigrantes de países como Angola, Moçambique e Cabo Verde chegam ao Brasil, minimizando a distância entre os dois lados do Atlântico e reabrindo a antiga "Fronteira Leste".  Quem são estes novos africanos que estão desembarcando aqui? Qual a realidade encontrada no país que tem fama de receber bem os imigrantes? Além de jovens imigrantes africanos, o escritor angolano José Eduardo Agualusa, que vive entre Lisboa, Luanda e Rio de Janeiro, fala sobre o tema.

 

 

 

11/01/2013 - sexta-feira - Proteja-me Além das Fronteiras

Direção: Aude Chevalier-Beaumel

 

Todos os dias, cerca de 800 pessoas originárias de países da América Central como Guatemala, El Salvador e Nicarágua entram clandestinamente em território mexicano, carregando a esperança de uma nova e incerta vida nos Estados Unidos, fugindo da insegurança e da miséria de seus países de origem. Eles viajam sobre vagões dos trens de mercadorias que atravessam o México do sul ao norte. Suas situações irregulares os deixam ainda mais vulneráveis. Ao risco de cair do trem, se adicionam os abusos da polícia, do crime organizado, os sequestros, a tortura, os estupros e a morte. Este Sala de Notícias é uma prece, mas também um grito de desespero que algumas pessoas souberam ouvir: mexicanos que ajudam seus vizinhos centro-americanos. A partir de seus atos e palavras, o programa mostra esses homens, mulheres e meninos migrantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado