A importância do ar que respiramos em especial no canal BBC Earth, dia 20 de junho




 

"Every Breath We Take" mostra as pesquisas sobre a atmosfera e
sua influência na vida de pessoas, animais e plantas 

O ar ao nosso redor não é apenas um espaço vazio, é parte crucial da química da vida. Esta é a idéia central de Every Breath We Take - Understanding Our Atmosphere (O Ar que respiramos: Compreendendo a nossa Atmosfera), especial que vai ao ar no canal BBC Earth segunda-feira, dia 20 de junho, às 23h55.  O programa apresenta a jornada para entender a composição do ar ao nosso redor, desde o século XVIII até os dias de hoje. A apresentação é de Gabrielle Walker, professora na Universidade de Princeton com doutorado em Ciências Naturais na Universidade de Cambridge e autora de vários livros sobre clima e energia.

Every Breath We Take terá reapresentações na terça-feira, dia 21, às 10h55 e às 16h25

O programa destaca a trajetória de pesquisadores para entender a importância do ar para a vida. Na Grécia antiga, achava-se que o ar era formado por um único elemento. No século XVIII, pesquisadores dedicaram-se ao assunto ativamente, como Carl Wilhelm Scheele, Joseph Priestley. Mas o grande destaque nas descobertas foi de Antoine Lavoisier. Entre outras coisas, ele descobriu que o oxigênio é uma parte do ar. A célebre Lei da Conservação da Massa: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", formulou ao entender o papel do gás na combustão, pesando uma amostra de mercúrio metálico antes e depois do contato com fogo.

Gabrielle Walker explica como a queima proporcionada pelo oxigênio dá a energia que os homens precisam para a vida. A respiração é um processo de combustão quando este gás transforma os alimentos no interior das células, liberando energia. O aspecto curioso é que a queima dos alimentos liberara também radicais livres, que podem causar danos ao organismo. Ou seja, o processo que proporciona a vida também é a razão do envelhecimento.

Ficha Técnica 
Every Breath We Take
Apresentação: Gabrielle Walker

Produção Executiva: Jonathan Renouf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado