Obra de Rubem Fonseca ganha série no GNT
Uma das personagens mais marcantes do escritor, Lúcia McCartney chega à TV dirigida por José Henrique Fonseca
Foto: Juliana Coutinho / Divulgação GNT
No dia 21 de novembro, às 23h, o GNT estreia a minissérie Lúcia McCartney,
O conto, que será apresentado ao público em formato de minissérie, está no terceiro livro de contos de Rubem Fonseca. A obra foi consagrada com o Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil, na categoria "contos/crônicas/novelas" em 1970. O diretor fez questão de manter na minissérie não apenas a mesma narrativa inquietante da obra literária, mas também os personagens. A história, repleta de intrigas, romances e momentos inesperados, se passa no Rio de Janeiro, ano de 1969, ditadura militar.
"É uma honra trabalhar com a obra do meu pai. Trata-se de um conto que leio desde pequeno, uma literatura que me acompanha a vida toda. Por isso sinto um prazer único, além do grande desafio de levar esse conto para a televisão. Um conto com tintas concretistas e ao mesmo tempo popular", destaca José Henrique.
Sobre Lúcia McCartney
Amante dos Beatles e, acima de todos, de Paul McCartney, Lúcia encontrou na rotina de garota de programa um modo de viver a vida e se divertir; entre a praia, as vitrines das lojas, as ondas do rádio, os discos de vinil e o seu diário. A jovem de 19 anos divide o apartamento onde atende com outras garotas de programa, Eleonor – mais velha e protetora, representada pela atriz Mariana Lima, que tem a vida revirada com a chegada surpresa de um filho. A outra é Marta – aventureira e guerrilheira, vivida pela atriz Mariah Rocha, que se envolve na luta contra a ditadura e influenciando o destino dos amigos.
O primeiro encontro entre Lúcia e José Roberto acontece durante uma visita à Casa das Zebrinhas, apartamento em Ipanema onde as moças moram e trabalham. As três moças – Lúcia, Marta e Eleonor – e os três cavalheiros – José Roberto, Felipe (Guilherme Weber), e Ciro (Aury Porto) – ficam frente a frente. Felipe acaba escolhendo Lúcia primeiro. Ao fim da noite, ela reencontra José Roberto na sala do apartamento. Algumas rápidas palavras, um cigarro dividido e um beijo roubado mexem com a moça. Depois do rápido e intenso contato entre os dois, a rotina com outros clientes, as músicas tocadas no rádio com o dj Big Boy, os discos de vinil começam a ganhar outro significado na vida da jovem.
Outros personagens marcantes fazem parte da trama. Júlia, interpretada pela atriz Alessandra Negrini, é a esposa de Felipe, sócio de José Roberto na gravadora.
Comentários