TV CULTURA LANÇA CINCO LIVROS PARA CELEBRAR SEUS 50 ANOS


O EVENTO, QUE ACONTECE NESTA SEGUNDA-FEIRA (10/6), NO MIS, TAMBÉM MARCA A DESPEDIDA DO ATUAL PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA, MARCOS MENDONÇA, E DÁ AS BOAS-VINDAS AO SEU SUCESSOR, JOSÉ ROBERTO MALUF

São Paulo, 5 de junho de 2019 - Como parte das comemorações de seus 50 anos, a TV Culturalança nesta segunda-feira (10/6) cinco livros – TV Cultura 50 Anos, Almanaque dos 50 anos da TV CulturaAlmanaque Infantojuvenil – Senta que lá vem históriaBrasil Toca Choro Retratos da Música Brasileira – 14 Anos no Palco do Programa Sr. Brasil da TV Cultura -, em um evento para convidados, que será realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), a partir das 19h. A noite também marca a despedida do atual presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, e dá as boas-vindas ao seu sucessor, José Roberto Maluf.

Os livros retratam a criação da TV Cultura e toda sua história; a programação infantil que conquistou diversas gerações; as consagradas produções para o público adulto nos mais diversos segmentos, como arte e cultura, jornalismo, educação e meio ambiente; e os grandes artistas que passaram pelos seus programas nas últimas cinco décadas.

TV Cultura 50 Anos retrata a história da principal emissora pública do país. Dividida por décadas, a obra começa com o surgimento da televisão, nos anos 50, passa pelos primeiros canais do Brasil e, claro, dá detalhes da criação da TV Cultura como televisão pública educativa, em 1969. A viagem segue pelas páginas do livro, que revive os principais fatos, personalidades e programas que fizeram parte e marcaram a trajetória do canal 2.

Já o Almanaque dos 50 Anos da TV Cultura, que tem como autor Elmo Francfort, conta com 346 páginas totalmente ilustradas, com um relato dos principiais programas da TV Cultura nas últimas cinco décadas. A obra ainda destaca curiosidades de diversas produções da emissora e será publicada em multiplataformas.

Com uma programação para crianças reconhecida e premiada internacionalmente, a TV Cultura lança ainda o Almanaque Infantojuvenil – Senta Que Lá Vem História, assinado por Sandro Casarini e Luiz Lentini. Também ricamente ilustrado, o livro reúne os programas infantojuvenis que marcaram diversas gerações, como o Castelo Rá-Tim-BumMundo da LuaX-TudoBambalalão e muitos outros sucessos. O conteúdo também é interativo, com QR Codes para vídeos das séries.

Do encontro da TV Cultura com o choro, nasceu o projeto Brasil Toca Choro, que também dá nome a um dos livros que serão lançados nesta segunda. A obra, assim como o programa de televisão, reverencia um dos principais gêneros do país. No livro, a história do choro é traçada com diversos perfis, fotografias, passagens inesquecíveis e fatos curiosos sobre compositores e intérpretes essenciais, escritos por especialistas, jornalistas, críticos e consagrados músicos da atual geração.

Retratos da Música Brasileira – 14 Anos no Palco do Programa Sr. Brasil da TV Cultura, do fotógrafo Pierre Yves Refalo, reúne e presta homenagens a artistas – entre centenas de compositores, cantores, cantadores, contadores de causo e instrumentistas – que se apresentaram no programa Sr. Brasil, com Rolando Boldrin, nos últimos 14 anos.

O lançamento dos livros contará com a presença da direção da Fundação Padre Anchieta, de importantes nomes da literatura nacional e artistas que fizeram parte dos 50 anos da TV Cultura. Haverá ainda um pocket show com o trio Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Teco Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado