DISCOVERY ACOMPANHA EXPEDIÇÕES QUE BUSCAM RESPOSTAS AOS MISTÉRIOS DA HISTÓRIA EM CORPOS MUMIFICADOS

 
 

Egiptólogo viaja o mundo para descobrir o passado que só as múmias

podem nos revelar

 
 

Ramy Romany em cena da série

Ramy Romany é um "caçador de múmias". Ele dedica sua carreira de egiptólogo e documentarista a viajar o mundo em busca de corpos mumificados que sejam evidências da vida – e morte – no passado.

A partir de quinta-feira, 25 de julho, às 22h50, o Discovery o acompanha em suas expedições com a série inédita O CAÇADOR DE MÚMIAS (Mummies Unwrapped). Em oito episódios de uma hora, a temporada de estreia da série investiga mistérios da história a partir de restos mortais que podem guardar consigo, há séculos, as respostas.

Peru, Argentina, Egito e Estados Unidos estão entre os destinos visitados por Ramy – em incursões repletas de ação e aventura ele segue as trilhas e histórias sinalizadas por esses corpos, motivado por perguntas: por que três crianças incas caminharam por mais de mil e quinhentos quilômetros rumo a um fim trágico? Quais as relações entre as histórias de Moisés e do faraó Aquenatón?  O que dizem os corpos mumificados com mais de dois mil anos, encontrados no norte da Europa, sobre possíveis rituais de sacrifício ali praticados?

Esses enigmas impelem Ramy em suas expedições que incluem um extenso trabalho de pesquisa, entrevistas com fontes locais e visitas a sítios de difícil acesso onde os restos mortais foram localizados. Embrenhando-se em matas densas e mergulhando nas profundezas do oceano; indo a laboratórios e bibliotecas; ouvindo pesquisadores e relatos das tradições populares, Ramy empreende um amplo esforço investigativo acompanhado pelas câmeras – e não desiste até achar os segredos ocultos nas tumbas e múmias.

O episódio de estreia da série retorna a 1200 atrás, quando os Incas dominavam o território que seria mais tarde nomeado como continente americano. Nas profundezas da selva peruana, foram descobertos cerca de 200 túmulos escavados em meio aos penhascos andinos.

Alguns dos corpos estavam extraordinariamente preservados, protegidos por seis tumbas localizadas a mais de cem metros de alturas, no entorno da Laguna de Los Condores. Maior descoberta de múmias na América, essas tumbas apresentam características representativas que as diferenciam completamente dos ritos funerários incas.

Quem eram essas pessoas e por que foram mumificadas? Ramy ouve pesquisadores e historiadores e conhece os escritos de referência para descobrir mais sobre os chachapoyas, os únicos rivais dos incas – um povo cujas descrições destoam daquilo que se sabe sobre os povos pré-colombianos. Existe a possibilidade de que celtas tenham chegado ao que seis séculos depois seria chamado pelos europeus de Novo Mundo?

Quanto mais Ramy fica sabendo sobre os chachapoyas, mais mistérios se apresentam e ele precisa ir ao sítio arqueológico de Kuélap, onde ficava a principal cidade dos daquele povo, à procura de respostas – mas, antes, ele busca proteção contra a poderosa maldição que acredita-se cercar as múmias até hoje.

SERVIÇO

O CAÇADOR DE MÚMIAS (Mummies Unwrapped)

Estreia: quinta-feira, 25 de julho, às 22h50

Classificação indicativa: Livre  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado