Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre chega a sua 11ª edição com mostras de cinema e exposição


A Capital gaúcha recebe festival de 13 a 17 de novembro de 2023, na Casa de Cultura Mario Quintana, com convidados da indústria audiovisual - como a diretora e atriz Leandra Leal - e muitas atividades para os roteiristas inscritos e público geral


Mariana Mêmis Müller e Leo Garcia na CCMQ - crédito Marina Candelária


Mais uma vez, Porto Alegre torna-se a capital brasileira do roteiro com o 11º FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre. O evento inicia sua segunda década consolidado como o maior do gênero da América Latina e reunirá 750 profissionais da indústria audiovisual. O festival acontece de 13 a 17 de novembro de 2023, na Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736). Serão cinco dias de palestras, laboratório de roteiros, rodada de negócios, pitchings, mostras de curtas e longas-metragens. Na quarta (15) será anunciada uma grande surpresa para o ano que vem, enquanto os premiados serão divulgados na noite de sexta. A programação completa está disponível em frapa.art.br.

Com lotação esgotada para inscrições de profissionais da área, o FRAPA também oferece atividades abertas ao público geral. Serão exibidos gratuitamente cinco longas e 11 curtas de todo o Brasil, além do lançamento de livros e a exposição inédita "Roteiros de uma Memória". A seleção de filmes destaca-se pela excelência de seus roteiros. No total, o evento contempla 85 atividades, 140 convidados e 800 reuniões na Rodada de Negócios. Mais de 900 projetos foram inscritos no Concursos de Roteiros e Argumentos.

Com o aquecimento do mercado audiovisual, o FRAPA apresenta estudos de caso de alguns dos maiores sucessos do ano. A análise de "A Vida pela Frente" traz à cidade Leandra Leal, diretora e criadora da atração de destaque da Globoplay. A série mais assistida da mesma plataforma, "Os Outros", também será discutida no FRAPA. O mesmo vai acontecer com a série indicada à "melhor animação infantil" do Emmy Internacional 2023, "O Menino Maluquinho" (Netflix), e "Cangaço Novo", superprodução do Prime Video deste ano - com a presença de seus idealizadores. Entre as pautas das mesas de debate estão temas de grande repercussão como inteligência artificial e a greve dos roteiristas nos EUA.

Entre os convidados que vão marcar presença no 11ª FRAPA estão a uruguaia Inés Bortagaray ("A Vida Invisível"), Lô Politi ('Meu Nome é Gal'), Renata Martins ("Histórias (Im)Possíveis") e a dupla responsável por "Cangaço Novo"Eduardo Melo e Mariana Bardan, além de representantes de players de grande destaque no mercado internacional, como Amazon StudiosConspiraçãoO2 FilmsParamount PlusStar PlusWarner Bros. Discovery, dentre outros.

"O mercado audiovisual brasileiro é uma potência enorme e é fundamental para impulsionar não só a economia, como a cultura, diversidade e a transformação humana. Esse é o olhar que nos conecta ao FRAPA", aponta Beatriz Cabral, CMO do grupo GOL Smiles. "Estamos muito felizes em contribuir mais um ano como apoiadores de uma iniciativa tão importante", conclui.

O longa de abertura da segunda (13) é "Levante" (2023), premiado no Festival de Cannes e inédito na Capital gaúcha. Os outros títulos em exibição são o drama "Saudade Fez Morada Aqui Dentro" (2023), o documentário LGBTQIA+ "Corpolítica" (2022) na quarta, e o suspense "Bem-Vinda, Violeta!" (2022) na quinta. O doc "Diálogos com Ruth de Souza" (2022) encerra a seleção na sexta (17). As sessões ficam sujeitas à lotação da sala. Debates com os roteiristas dos filmes também estão inclusos na programação. Todos os roteiros estarão disponíveis no site do FRAPA para download.

Com visitação gratuita, a exposição "Roteiros De Uma Memória", organizada pela Tertúlia Narrativa, será aberta na terça (14), às 19h, e poderá ser visitada até o fim do evento na Sala Augusto Meyer da CCMQ. Primeira mostra artística brasileira voltada a roteiros de cinema e seus processos de desenvolvimento, traz peças históricas e contemporâneas. A exposição é um convite para mergulhar em um cinema construído por palavras provocativas, afetivas, sonoras e visuais. A atração tem organização e curadoria de Jaqueline Souza e Marcos Hinke.

Este ano, o FRAPA recebe o lançamento de quatro publicações. São elas: "Empoderadas: Narrativas Incontidas do Audiovisual Brasileiro", de Renata Martins (org.), no dia 15, às 18h30min, na Livraria Taverna da CCMQ. No mesmo local, também serão autografados "História para Matar a Mulher Boa", de Ana Johann, e "Minha Sombra Luminosa", de Tomás Fleck, no dia 16, às 17h e 18h30min, respectivamente; e "Quantas Aventuras nos Aguardam", de Inés Bortagaray, dia 17, sexta-feira, às 18h.

Novamente, acontece o FRAPA[LAB], laboratório de roteiros voltado para os finalistas do Concurso de Roteiros e coproduzido com o Projeto Paradiso, iniciativa filantrópica de apoio ao audiovisual. "Desde 2019, o Projeto Paradiso se orgulha de ser correalizador do FRAPA[LAB]", observa Rachel do Valle, diretora de programas da instituição. "Ao longo desses anos, vimos a importância desse laboratório no desenvolvimento de dezenas de obras que seguiram trajetórias significativas para chegar à produção mais qualificadas e estruturadas", complementa.

O FRAPA é uma realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes e tem direção geral de Leo Garcia e produção executiva de Mariana Mêmis Müller, e apoio da ConspiraçãoSmiles e Projeto Paradiso, dentre outros.


Serviço

XI FRAPA - Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre

Quando: De 13 a 17 de novembro de 2023

Local: Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)

Festa de premiação: 17/11 (sex), 20h30min no Cortex (Rua Álvaro Chaves, 12)

Programação: frapa.art.br | Instagram


Mostra de Curtas:

"As Miçangas", roteiro de Emanuel Lavor, 19'; "Cabana", roteiro de Adriana de Faria, 13'; "Escasso", roteiro de Clara Anastácia, 16'; "Infantaria", roteiro de Laís Santos Araújo, 24'; "Jussara", roteiro de Camila Ribeiro, 8'; "Lapso", roteiro de Caroline Cavalcanti, 24'; "O Estranho Desaparecimento do Camarada Kuliakov", roteiro de Lucas Abrahão e André Almeida, 20'; "Remendo", roteiro de Roger Ghil, 20'; "Soberane", roteiro de Fede Blanco e Wara, 27'; "Solmatalua", roteiro de Rodrigo Ribeiro-Andrade, 15'; "Um Tempo para Mim", roteiro de Paola Mallmann e colaboração de Luz Duarte, Gerson Gomes e Patricia Ferreira, 21'.


Mostra de Longas:

"Levante" (2023), 92' - 13/11 (seg), 18h e 13/11 (seg), 19h - Roteiro de Lillah Halla e María Elena Morán - Às vésperas do campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, Sofía (17) descobre uma gravidez indesejada. Na tentativa de interrompê-la clandestinamente, ela acaba se convertendo em alvo de um grupo fundamentalista decidido a detê-la a qualquer preço, mas nem Sofía nem aqueles que a amam estão dispostos a se render ante o fervor cego da manada - Trailer.


"Saudade Fez Morada Aqui Dentro" (2023), 109' - 14/11 (ter), 19h - Roteiro de Haroldo Borges e Paula Gomes - Bruno tem 15 anos e está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, a história converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo - Trailer.


"Corpolítica" (2022), 103' - 15/11 (qua), 19h - Roteiro de Pedro Henrique França - O documentário investiga o vazio de representatividade LGBTQIA+ no cenário político do Brasil, país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. Diante de um recorde de candidaturas LGBTQIA+ nas eleições brasileiras de 2020, em um momento histórico no país e no mundo, candidatos e políticos relatam suas experiências e as violências vividas dentro de seus processos de afirmação e na luta por direitos - Trailer.


"Bem-Vinda, Violeta!" (2022), 105' - 16/11 (qui), 19h - Roteiro de Fernando Fraiha e Inés Bortagaray - Ansiosa para escrever seu próximo romance, "Violeta", Ana ingressa na "Residência do Fim do Mundo", um conhecido laboratório literário da Cordilheira dos Andes. Lá, ela conhece Holden, um líder carismático e criador de um método no qual os artistas abandonam suas próprias vidas para viver como seus personagens. Cativada por sua investigação artística, Ana mergulha no método e passa a viver como Violeta, sua própria personagem, até que a ficção sai de seu controle - Trailer.


"Diálogos com Ruth de Souza" (2022), 97' - 17/11 (sex), 19h - Roteiro de Juliana Vicente - Ruth de Souza inaugura a existência de atrizes negras em palcos, televisão e cinema no Brasil. Carrega em si a gênese de parte importante das conquistas para as mulheres negras ao longo de quase um século de vida. A partir de conversas com a diretora da obra, também uma mulher negra, materiais de arquivos da vida de Ruth em um cruzamento com o universo mitológico, em uma interpretação ficcional e transcendental de sua vida, temos um longa protagonizado por Ruth de Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio