‘A Sala dos Professores’: com profundo debate sobre ética, longa alemão indicado ao Oscar chega aos cinemas brasileiros


Drama emocionante disputa a categoria de Melhor Filme Internacional na premiação

 

Créditos: Sony Pictures


Conformidade e rebelião marcam a entrada da Alemanha no Oscar de 2024. O olhar incisivo sobre a dinâmica de poder e a complexa busca pela verdade é o que move "A Sala dos Professores" (Das Lehrerzimmer), indicado a Melhor Filme Internacional na premiação, com estreia marcada para esta quinta-feira, 29, nos cinemas do Brasil.

 

Uma escola vem sendo assombrada por uma onda de furtos e o corpo docente da instituição se mobiliza para encontrar os infratores. Com metodologias questionáveis e cruzando barreiras éticas, há algumas suspeitas. Seriam os alunos? Ou algum dos professores? Talvez um dos funcionários? E por quê? Na busca por culpados, a linha entre o certo e o errado parece ficar cada vez mais tênue.
 

A obra, dirigida por Ilker Çatak, vem conquistando a crítica ao redor do mundo. Nascido em Berlim no ano de 1984, filho de imigrantes turcos, Çatak mudou-se para Istambul aos doze anos, onde completou o ensino médio na Escola Alemã de lá, junto com o co-escritor Johannes Duncker. As experiências dessa época ecoam no longa, assim como o passado e o presente da Alemanha vão se apresentando nas entrelinhas da narrativa. Pouco a pouco, o filme nos envolve em uma reflexão sobre temas como imigração, xenofobia, responsabilidade e a fragilidade da verdade.


Em "A Sala dos Professores", o cenário de desconfiança geral, acusações graves embasadas em suposições e poucas provas, além de uma série de atitudes controversas, vão abrindo espaço para a revolta daqueles que vêm sendo hostilizados. Embates recheados de violência simbólica vão dando o tom do filme, enquanto a tensão entre os muros da escola aumenta e nos leva a um final surpreendente.


Confira o Trailer aqui


Sinopse

Na trama, Carla Nowak (Leonie Benesch), uma dedicada professora de educação física e matemática, mantém o idealismo quando começa seu primeiro trabalho em um colégio. Quando uma série de furtos ocorre na escola e um de seus estudantes é suspeito, ela decide investigar por si mesma. Carla tenta mediar a situação entre os pais inconformados, os colegas cheios de opinião e os alunos agressivos, mas é incansavelmente confrontada com as regras rígidas da estrutura escolar. Quanto mais ela tenta desesperadamente fazer as coisas certas, mais vulnerável ela fica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canal Rural promove debates em seu estande na Agrishow 2012

Em ação inédita, Sabor & Arte desenvolve campanha publicitária para a Semorin

DISNEY+ REVELA TRAILER E ARTE DE STAR WARS: HISTÓRIAS DO IMPÉRIO