CANAL FUTURA ESTRÉIA "PAIXÃO PELA PALAVRA - MANOEL DE BARROS"


Nova série apresenta uma biografia de um dos maiores nomes da literatura brasileira, o poeta Manoel de Barros. Estréia dia 18 de março, terça, às 23h30; com reprise na sexta às 16h30.

"Eu tenho paixão pela palavra, como por uma mulher bonita", afirma o poeta Manoel de Barros no primeiro episódio da nova série do Futura. Paixão pela Palavra - Manoel de Barros apresenta, em cinco episódios, a biografia de um dos maiores nomes da literatura brasileira. O formato documental reúne depoimentos inéditos e exclusivos do poeta em dois momentos distintos: 1992 e 2007, revelando histórias sobre a sua infância, juventude e carreira. Manoel de Barros não fala para a televisão. Reservado, o poeta abriu uma exceção para o Canal Futura, através do amigo e diretor Cláudio Savaget, que visitou a intimidade da sua fazenda no pantanal matogrossense.


A série é narrada por dois apaixonados fãs de Manoel: a atriz Cássia Kiss e o jornalista José Hamilton Ribeiro se revezam na leitura das poesias. Admiradores anônimos e famosos também falam sobre o autor e sua obra. Entre eles: Luís melodia, Beatriz Segall, Siron Franco, Calufe Rodrigues, Lúcia Castello Branco, Abílio de Barros e José mindlin, que afirma: "Se Manoel não existisse, deveria ser inventado".

Estruturados a partir da obra do artista e costurados por depoimentos de Manoel, nos 5 programas da série poesia e história se complementam compondo um universo vivo e ritimado, tipicamente "manoelino".

Episódio 1 - Auto-retrato falado, apresenta a infância de Manoel de Barros no pantanal matogrossense, onde experimenta suas primeiras impressões acerca do mundo e com a linguagem. "Eu hoje amo as pobres coisas do chão porque fui criado com elas", disse Manoel, que faz das coisas pequenas e "insignificantes" o substrato de sua obra.

Episódio 2 - Entre o mar e o mato, apresenta o período em que Manoel de Barros vive no Rio de Janeiro, a partir dos 10 anos de idade para dar continuidade aos seus estudos. No Rio, Manoel vive a experiência do internato no Colégio, encontra os livros da Biblioteca Nacional e seus livros, se interessa por política e finalmente conhece Stella, que viria a ser sua companheira de toda vida e mãe de seus três filhos.
Episódio 3 - O guardador de águas, apresenta o retorno de Manoel de Barros, já adulto, ao pantanal para cuidar das terras deixadas pelo seu pai. A fundação da fazenda Santa Cruz, e a abstenção de 10 anos sem escrever fazem parte desse período da sua vida dedicada ao trabalho e ao cuidado com a família . Porém, trata-se de um período profícuo em que conhece e "cataloga" muitos dos personagens que compõe sua obra, dentre eles Bernardo da Mata, que de acordo com o poeta, "faz encurtamento das águas".

Episódio 4 - Admirações, reúne os admiradores e os admirados de Manoel de Barros. Os artistas plásticos, escritores, compositores, e cineastas que influenciaram a sua obra se misturam aos que foram influenciados pelo poeta. Beatriz Segall, Luiz Melodia, Claufe Rodrigues, José Mindlin, Siron Franco, dentre outros, localizam a poesia de Manoel de Barros no cenário literário contemporâneo.

Episódio 5 - Do erudito ao popular, é o episódio que apresenta o processo de popularização da poesia de Manoel de Barros. Apesar de escrever seu primeiro livro em 1937, sua poesia conquista o público leitor em meados dos anos 80, relembrando um artigo do Millor que dizia "olhai, moçada, poesia é isso". Sua poesia também ganha novas expressões artísticas , sendo adequada para o teatro, cinema e televisão.

Direção: Cláudio Savaget e Enilton Rodrigues
Produtora: Nonsense Produções

Paixão pela Palavra - Manoel de Barros
Estréia: terça-feira, 18 de março, às 23h30
Reprise: toda sexta-feira, às 16h30 no Canal Futura.

Comentários

Unknown disse…
Tive uma Epifania após assistir ao programa... Manoel de Baros é um gênio!
Prof. Dhiane disse…
... realmente ele é um gênio.

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado