A musa francesa Catherine Deneuve é protagonista de minissérie do Eurochannel
Nos anos 1920, Marie Bonaparte já acreditava na psicanálise. Sua vida foi marcada pela experiência na área, abrindo as portas para a difusão das teorias de Freud na França.
Catherine Deneuve, uma das maiores divas do cinema francês, interpreta a personagem-título da minissérie. Ela nasceu em família de artistas: o pai era ator e a mãe atriz da companhia do teatro Odeon. Sua irmã mais velha, Françoise Dorléac, já era famosa e havia participado de 17 filmes quando morreu precocemente, aos 25 anos, em um acidente de carro.
Catherine estreou no cinema fazendo uma ponta em Os Amores de Colegiais (Le Collégiennes, 1957) e não se distanciou mais das telas. Mas a fama veio mesmo com o clássico A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967), de Luis Buñuel. A atriz se tornou um fenômeno no musical Os Guarda-Chuvas do Amor (Les Parapluies de Cherbourg, 1964), dirigido por Jacques Demy.
Em seguida, ela foi chamada por Hollywood e recebeu dezenas de convites para importantes papéis. Catherine trabalhou com alguns dos maiores nomes do cinema mundial, como François Truffaut, Roger Vadim e Claude Chabrol. Com Roman Polanski, rodou o clássico Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965).
Princesa Marie (Princesse Marie, França, 2003)
Direção: Benoît Jacquot
Elenco: Catherine Deneuve, Heinz Bennent e Isild Le Besco
Duração: 90 minutos (cada capítulo)
Gênero: Drama
Sinopse: A história de Marie Bonaparte (Catherine Deneuve), princesa da Grécia e da Dinamarca, e prima neurótica de Napoleão. Amiga de Sigmund Freud (Heinz Bennent), ela o ajudou a ser aceito na França e a escapar das garras da Gestapo.
Eurocinema: Princesa Marie
Primeiro Capítulo: Dia 17/3 (segunda-feira), às 22h
Segundo Capítulo: Dia 24/3 (segunda-feira), às 22h
Comentários