HISTORY analisa livro do filósofo Sun Tzu, referência absoluta em estratégias de guerra


 

Referência para os maiores estrategistas da história, o filósofo Sun Tzu foi responsável pela criação e difusão das melhores táticas e estratégias de guerra. Após ser contratado pelo rei Helu, governante do estado chinês de Wu, que possuía um pequeno exército e precisava vencer uma força dez vezes maior, Sun Tzu se mostrou um exímio estrategista, sustentando a noção de que para vencer é preciso pequenas quantidades de recursos e de destruição.

 

Autor do livro A Arte da Guerra, cujos ensinamentos serviram de base para outras áreas, como política e negócios, Sun Tzu e seus valiosos princípios são examinados pelo The History Channel, no especial exclusivo A Arte da Guerra, dia 18/2, sexta-feira, às 21h.

 

Os princípios do filósofo incluíam a superioridade da inteligência sobre a força, a importância de estratégias como o engano e a surpresa, além da presença de espiões entre os rivais. Ao contrário de muitos generais, ele evitava ataques diretos e fazia uso de planos altamente elaborados. Entre os conflitos militares que abalaram o mundo, o programa mostra que o resultado da Guerra do Vietnã, com a derrota dos Estados Unidos, é atribuído, em grande parte, às táticas do general norte-vietnamita Giap, baseadas nas lições de Sun Tzu. O especial também revela a influência de seu legado na história de Roma, na Guerra Civil Americana e na Segunda Guerra Mundial.

Comentários

Muito bom o documentário, que faz uma análise dos principais pontos abordados por sun tzu em seu livro "A arte da guerra"

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado