TV CULTURA ESTRÉIA PROGRAMA SOBRE A CULTURA LATINO-AMERICANA
Nova atração "Tal e Qual" aproxima o público brasileiro da cultura de outros países vizinhos
Na próxima sexta-feira, dia 13 de junho, às 20h30, a TV Cultura leva ao ar, pela primeira vez, o programa Tal e Qual, uma faixa de programação da TAL - Televisão América Latina, canal internacional de conteúdos latino-americanos, que exibirá produções de diversos gêneros, sobre a cultura dos países latino-americanos.
Apresentado pelo cubano radicado no Brasil, Amaury Wilson, a atração exibe desde documentários e reportagens, até curtas-metragens e animações, produzidos em todos os países latino-americanos e levados ao ar sempre na versão original, na íntegra, com legendas em português ou espanhol. A idéia é incentivar a integração e contribuir para um rico e importante diálogo estético e cultural entre esses povos, oferecendo material para quem se interessa em conhecer a cultura dos vizinhos de continente.
Para o apresentador Amaury Wilson, o programa vai aproximar o telespectador brasileiro da cultura de outros países do continente para além da política "O programa vai trazer as peculiaridades que nos aproximam como gente, como seres humanos. Mostrará os detalhes que fazem o dia-a-dia das pessoas, as nossas semelhanças e diferenças, formando o todo único que é esta América nossa. Queremos gerar curiosidade, debate e reflexão".
Com uma hora de duração, o programa de estréia trará três documentários. O primeiro é o argentino "Peluquería LaEpoca", que conta a história de uma barbearia que se transformou em um espaço cultural. Na seqüência, o curta-metragem "Cinema Alcazar", da Nicarágua, que fala de uma mulher que foi morar em uma sala de cinema destruída por um terremoto. E por fim, o telespectador confere "Panamá Gay", sobre um músico panamenho que faz o papel de repórter e sai em busca da identidade gay num país onde a homossexualidade é tabu.
Sobre o apresentador:
Amaury Wilson é cubano, mestiço de negros e chineses. Nasceu em Havana, onde se especializou em idiomas. Ainda em Cuba, trabalhou como tradutor e intérprete na Escola Internacional de Cinema e Televisão de Santo Antonio de Los Baños, onde conheceu sua futura esposa, a brasileira Camila. Vive há dois anos no Brasil, em São Paulo, onde dá aulas de espanhol e inglês e traduz programas de televisão.
Sobre a Tal:
A TAL é uma rede latino-americana de comunicação, criada a partir de um banco de conteúdos compartilhados e ações cooperativas entre canais de televisão e instituições educativas e culturais de todos os países e comunidades da América Latina. Com a missão de promover a integração cultural, social e econômica do continente, através da troca de informações entre povos e países, a rede começou a formar-se em setembro de 2003, através da assinatura do Acordo de Cooperação. Em constante crescimento, hoje conta com mais de 160 associados diretos, representando um total superior a 500 canais
Comentários