Documentário BUDDHA''S WARRIORS na CNN

CHRISTIANE AMANPOUR MOSTRA NA CNN INTERNATIONAL OS CONFRONTOS ENTRE AUTORIDADES CHINESAS E OS MONGES TIBETANOS

  • No documentário BUDDHA''S WARRIORS, que estréia no sábado 2 de agosto às 11h e às 16h, âncora da CNN entrevista o Dalai Lama

Expandindo o seu estudo da relação entre política e fé - abordada anteriormente na premiada série God''s Warriors -a correspondente internacional da CNN Christiane Amanpour apresenta o documentário inédito BUDDHA''S WARRIORS, que mostra uma nova geração de budistas, atuantes e engajados em disputas políticas. Partidários do amor, da bondade e da não-violência, eles lutam para permanecer fiéis aos seus princípios ao mesmo tempo em que confrontam uma severa opressão política e cultural. BUDDHA''S WARRIORS estréia na CNN International no sábado, dia 2 de agosto, às 11h e às 16h.

Há cerca de 50 anos, o Dalai Lama procurou refúgio na região do Tibet depois de uma mal-sucedida iniciativa contra o crescimento da força comunista. De acordo com os tibetanos, apenas 13 dos mais de 6.000 monastérios budistas resistiram à destruição durante a revolução cultural do líder chinês Mao Tsé Tung, ocorrida entre 1966 e 1976. Os que foram reconstruídos estariam agora sob o olhar vigilante do governo chinês, que também força os monges a entregar o Dalai Lama e jurar fidelidade à China. "Seja intencionalmente ou não, o fato é que está acontecendo algum tipo de genocídio cultural", afirmou o Dalai Lama em entrevista a Amanpour. "Na atual situação, a nação tibetana está enfrentando a sua morte".

Em março de 2008, as tensões chegaram a um ponto insustentável. Em entrevista filmada uma semana antes dos violentos embates entre ativistas tibetanos e tropas chinesas na capital Lhasa, o Dalai Lama defende, em entrevista à Amanpour, uma solução intermediária para a questão da autonomia do Tibet. Todavia, boa parte de seus seguidores cresceu ansiosa pela liberdade, desejando completa independência da China. Exilados na Índia, ativistas que lideraram os protestos mais recentes afirmam que a saída intermediária sugerida pelo Dalai Lama não impediu a migração dos chineses para o Tibet, culminando no ressentimento que explodiu nas ruas de Lhasa. As autoridades chinesas acusam estes ativistas de instigar a violência visando ganhos políticos. O derramamento de sangue ficou tão fora de controle que o próprio Dalai Lama ameaçou renunciar ao cargo.

Na região de Myanmar, conhecida anteriormente como Burma, os monges budistas também estão à frente de um grave enfrentamento político. Christine Amanpour conhece os líderes da Revolução Saffron, que agora vivem escondidos na Tailândia. Em setembro de 2007, estes monges marcharam em protesto contra a alta dos preços dos alimentos e o crescente empobrecimento da população. A junta de Myanmar, uma das ditaduras militares mais brutais do planeta, tratou de reagir: os religiosos, ao lado de simpatizantes e outros ativistas, foram agredidos e alguns até acabaram mortos. Uma equipe da CNN se infiltrou no local para presenciar por conta própria os destroços da revolução. Em entrevistas gravadas clandestinamente, os monges juram continuar sua luta da mesma forma, custe o que custar.

Tentando ouvir o outro lado da história, a CNN fez diversas solicitações de entrevistas ao governo chinês - todas negadas. No entanto, BUDDHA''S WARRIORS inclui ainda os pontos de vista de vários cidadãos chineses que acreditam que o Tibet é, por direito, propriedade da China. Um especialista chinês, inclusive, afirma que a situação dos tibetanos é muito melhor sob o domínio dos chineses.


BUDDHA''S WARRIORS será exibido no sábado, dia 2 de agosto, às 11h e às 16h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado