História da Unicamp vira documentário
Especial do Univesp TV mostra como surgiu e cresceu a segunda maior universidade do Estado de São Paulo
A trajetória e o pioneirismo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) em diversas áreas, com destaque para a Física, serão retratados na próxima edição do programa Univesp TV, que vai ao ar na terça-feira (23/6), às 23h10, na TV Cultura.
Por meio de depoimentos de pesquisadores, historiadores e educadores ligados à instituição, a atração mostra como surgiu e cresceu a Unicamp. O programa também resgata dos arquivos da TV Cultura trechos de entrevistas antigas de Zeferino Vaz, nos quais ele fala sobre a história da instituição que ajudou a fundar.
Criada em 1962 com o nome de UEC - Universidade Estadual de Campinas, hoje a Unicamp é a segunda universidade pública do Estado de São Paulo e foi a primeira a instituir os cursos de ciência da computação e engenharia de alimentos no Brasil.
A Unicamp surgiu depois de mais de dez anos de luta dos moradores de Campinas por uma faculdade de medicina, já que a cidade era considerada um dos mais importantes centros médicos do Estado. O médico parasitologista Zeferino Vaz à época contratou os melhores professores brasileiros e estrangeiros como os físicos César Lattes, Sergio Porto e Rogério Cezar de Cerqueira Leite para implantar novos cursos.
Vaz comandou a Unicamp durante doze anos, em plena ditadura, quando os sucessivos governos militares acreditavam que o Brasil precisava dominar tecnologias estratégicas, principalmente na área de telecomunicações, para integrar o território nacional.
Comentários