VOZES DO CLIMA ESTREIA DIA 7 NA GLOBO NEWS


Quadro Vozes do Clima ganha novo formato na Globo News e estreia temporada no dia 07 de junho



Após o sucesso da temporada no Fantástico, o quadro Vozes do Clima ganha novo formato e estreia no domingo, 07 de junho, às 19h, na Globo News. Apresentada por Marcos Palmeira, a série revela o que está acontecendo no país e as maneiras pelas quais os brasileiros podem enfrentar - e já estão enfrentando - as consequências das mudanças climáticas. Filmada em alta definição, "Vozes do Clima" percorre estados como São Paulo, Ceará, Amazonas, Minas Gerais e Rio de Janeiro para comprovar que o aquecimento global é uma realidade no Brasil.



Cientistas e especialistas como Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, Reinhold Stephanes, ministro da Agricultura, Carlos Nobre, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, e Rachel Biderman, diretora do Centro de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outros, ajudaram a entender como a atividade humana inadequada contribui para o aquecimento do clima, quais são os alarmes locais dados pela natureza e as consequências diretas no Brasil.

Produzida pela Pindorama Filmes e dirigida por Gian Carlo Bellotti, o quadro - agora com cinco episódios de 23 minutos cada - traz o foco para o caso brasileiro e revela que o problema não se limita às longí­nquas calotas polares: está muito perto de todos nós. "Esta nova temporada da série 'Vozes do Clima' na Globo News é muito importante por proporcionar mais uma oportunidade de falarmos de um assunto tão urgente com os telespectadores, de forma clara e objetiva. O primeiro passo para a transformação é a conscientização, e é isso que queremos com o programa: alertar as consciências!", explica Marcos Palmeira.

Cidades, Agricultura, Semiárido, Energia - Desenvolvimento Socioeconômico e Amazônia são os subtemas do quadro, que revela a urgência da discussão do assunto por todas as estâncias sociais. "Trata-se de uma reedição dos programas do Fantástico, com mais tempo e espaço para explorarmos o assunto. 'Vozes do Clima' ficou mais didático", diz Gian, a respeito do novo formato.

O programa questiona se as Cidades estão preparadas para as catástrofes climáticas. Pela primeira vez temos mais pessoas vivendo nas cidades do que nos campos, caracterizando o chamado inchaço urbano. A cidade de São Paulo saiu na frente ao assumir metas de redução das emissões dos gases do efeito estufa (GEE). Que conseqüências sofre uma cidade projetada para o uso de automóveis?



Agricultura discute como as mudanças no clima afetam a geografia da produção agrícola no Brasil, mostra a forma pela qual o aquecimento global colocará em risco a segurança alimentar nos próximos anos e revela a queda na produção da tradicional região cafeeira no Sul de Minas Gerais. Edison Vianna, agricultor médio, conta como perdeu toda a sua produção de café após uma chuva de granizo. Sem alternativas, cortou todas as plantas e doou a madeira para vendedores de lenha.



Semiárido aborda a região brasileira que sentirá de forma mais severa as mudanças climáticas. O aumento na temperatura média - 4ºC nos últimos 40 anos - e a diminuição da quantidade de chuvas entre 15 e 20% geram o avanço da desertificação, o enfraquecimento do bioma e a má utilização da terra.



O episódio Energia e Desenvolvimento Socioeconômico tenta entender por que o governo brasileiro está "sujando" a sua matriz energética, sendo um dos países do mundo com maior potencial de exploração das energias alternativas. Questões como o que é economia sustentável, como as mudanças climáticas afetarão o desenvolvimento do país e o novo paradigma surgido com a demanda por produtos verdes são esclarecidas.



Amazônia revela que o desmatamento da floresta coloca o Brasil como o quarto maior emissor de CO2 do mundo. Nesse caso, qual é o papel do consumidor? 80% da madeira e 90% da carne produzidas na região são consumidas no país. O que é o Fundo Amazônia e o Bolsa Floresta?



A natureza dá alarmes suficientes para deixarmos de tratar o tema simplesmente como um problema para as gerações futuras. Na série, conheceremos o que algumas pessoas já estão fazendo para se adaptar às consequências do aquecimento global e como, por meio de uma atitude pró-ativa, alcançaram uma nova expectativa de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado