SPORTV LANÇA CONCEITO ARTÍSTICO E TECNOLÓGICO INOVADOR EM SUA PROGRAMAÇÃO


Desenvolvido pela SuperUber, cenário composto por projeções marca o início da programação especial da Copa do Mundo

 

A identidade de um programa de televisão é marcada, principalmente, pelo cenário. O SporTV sai do convencional e investe pesado em tecnologia de ponta para levar aos telespectadores algo inovador. A partir de 7 de junho, abrindo a programação especial da cobertura da Copa do Mundo, algumas atrações do canal já passarão a ter  um formato exclusivo e inédito na TV mundial.

Tudo partiu de uma ideia da equipe SporTV, que começou a ser planejada em setembro do ano passado. A intenção era trazer para dentro da TV um sistema de projeções, experiência bem-sucedida em espetáculos, shows e eventos, mas nunca implementada em uma emissora de televisão.

Diante deste briefingSporTV, engenharia Globosatgerência de arte e a produtora SuperUber se uniram para chegar a um cenário, que tem como objeto físico uma estrutura volumétrica de 10 metros de comprimento por 4 metros de altura. Nela, três projetores de alta performance - importados com exclusividade para o SporTV - vão emitir imagens variadas, que podem ser animadas e ou temáticas.

O novo cenário exibe a evolução da projeção tradicional. Nele é usada a técnica de mapeamento de projeção, onde as imagens são feitas especialmente para o volume, formado por várias faces. O software customizado criado pelaSuperUber permite alinhar imagens sobre cada aresta da volumetria. O projeto permite um diálogo único e original entre cenografia, animações, software, sincronização, projeção e iluminação.

Assim, a tecnologia põe fim aos telões ou plasmas usados para entradas ao vivo ou matérias ilustrativas ao longo dos programas e vão além: permitirão, por exemplo, até que repórteres apareçam projetados em corpo inteiro e interajam com apresentador, exibindo ao mesmo tempo imagens de outras áreas de um campo de futebol. Ou seja, esta grande tela permite projeções de vários conteúdos diferentes simultaneamente, desde uma entrada ao vivo usando apenas parte dela; até uma imagem gigante que ocupe os 10 metros de altura por quatro de altura. A novidade é toda captada em alta definição.

 

 

 


 

 

No ar

O telespectador poderá ver a novidade no ar a partir da próxima segunda-feira, dia 7, nos programas Tá Na Área e SporTV News. O que vai diferenciar completamente o cenário das duas atrações são os grafismos projetados. No primeiro, apresentado por Vanessa Riche, o conteúdo será mais informal, podendo remeter a modalidades esportivas como gramados, quadras etc. Já no segundo, comandado por Marcelo Barreto, seguirá uma linha mais tecnológica, formal, usando a estrutura para projetar gráficos, tabelas, entre outros conteúdos.

 

As duas atrações são o pontapé inicial para a reformulação da identidade visual dos programas do SporTV. Ao longo do ano, outras produções vão ganhar também soluções modernas como o Troca de Passes, que ainda em junho seguirá a mesma linha conceitual.

 

Programação Especial Copa do Mundo – a partir de 7 de junho

Direto da África do Sul:

Bom dia, África, às 7h – uma revista eletrônica sobre os bastidores da Copa. Vai ao ar pelas manhãs, no "calor" da Copa, pouco antes dos jogos matinais. O cenário será um estúdio de vidro e a atração será apresentada por Fernanda Gentil (do É Gol!!!) e por Gabriel Moojen (do Zona de Impacto).

Seleção SporTV, às 20h - Um programa na linha de hard news, trará as melhores imagens do dia, análises aprofundadas dos jogos, principais lances, polêmicas, comentaristas e reportagens especiais. Será apresentado alternadamente por Milton Leite, Marcelo Barreto e Luiz Carlos Jr., sempre às 20h.

- Durante a programação, serão exibidas matérias feitas pelos repórteres do SporTV -  Fellipe Awi, Bruno Côrtes e Fernando Saraiva –, que levarão aos assinantes as histórias da Copa e reportagens exclusivas.

Do Brasil:

SporTV News – o jornal do canal terá três edições: a primeira abrirá o dia, às 6h; a segunda vai ao ar às 19h; e a terceira, às 22h. O programa não ficará restrito às notícias sobre a Copa, já que o SporTV não descuidará da cobertura dos demais esportes durante o período, que contará com a Liga Mundial de Vôlei, Wimbledon, F1, e as atividades dos clubes brasileiros de futebol, entre outros.

- Tá na Área África - Vanessa Riche fica à frente da atração, que terá uma edição especial no primeiro dia de Copa do Mundo. A partir da segunda fase, o programa terá duas edições: uma após o "Bom Dia, África", aquecendo para os jogos das 11h; e a segunda antes dos jogos das 15h30. A atração usará da irreverência para mostrar a cara do Brasil torcedor, com links pelo país e da África. Além disso, trará análises e estatísticas das seleções.

Troca de Passes - também contará com duas edições, após os jogos de 11h e das 15h30. A atração receberá artistas, convidados do mundo do esporte, comentaristas e irá fundo na análise tática das seleções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado