10º Prêmio Escola Voluntária anuncia projetos finalistas

Alunos receberão orientação sobre como elaborar uma reportagem de rádio

 

Inclusão social, educação ambiental e sustentabilidade são alguns dos temas trabalhados pelas 10 escolas finalistas da 10º edição do Prêmio Escola Voluntária.

O anúncio foi feito na manhã de hoje pelo apresentador Marcelo Tas durante o "Jornal Gente" da Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9). Na última sexta-feira, a comissão organizadora selecionou as finalistas dentre as 563 inscrições recebidas de escolas da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Durante os meses de agosto e setembro, os estudantes das escolas finalistas receberão orientação de uma equipe da Rádio Bandeirantes sobre como elaborar uma reportagem de rádio sobre o projeto social que desenvolvem. Em outubro, as reportagens irão ao ar na programação da emissora e o projeto vencedor será conhecido em novembro.

O objetivo do Prêmio Escola Voluntária é incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. Desde sua criação em 2001, Ano Internacional do Voluntariado, o Prêmio recebeu inscrições de 3.645 escolas.

Uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social, o Prêmio Escola Voluntária recebeu em 2008 o Grande Prêmio da Crítica na categoria rádio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). A comissão organizadora do 10º Prêmio Escola Voluntária agradece a todos os colégios inscritos e parabeniza as escolas finalistas.

 

 Conheça os projetos finalistas do 10º Prêmio Escola Voluntária

 

Bahia

Colégio Santo Antonio de Jesus

Cidade: Santo Antonio de Jesus

Projeto: "Reflorestamento de Nascentes"

O projeto visa a recuperação de nascentes da região. Para isso, desenvolvem ações de conscientização com a comunidade do entorno,  produção de materiais audiovisuais, palestras, arrecadação de mudas para plantio em áreas degradadas e buscam apoio do poder público e das empresas da região.

 

Minas Gerais

Escola Municipal Anne Frank

Cidade: Belo Horizonte

Projeto: "Anne Frank Viva"

Apoiados na história de coragem e determinação da jovem judia Anne Frank, a escola desenvolve ações para promover a cultura da paz: pesquisa sobre a história de pessoas que levantaram esta bandeira, plantio de árvores em um bosque que levam o nome destas personalidades, elaboração de um jornal interno e atividades de mobilização com a comunidade.

 

Paraná

Colégio Positivo Telêmaco Borba

Cidade: Telêmaco Borba

Projeto: "Clube de Matemática Solidária"

O projeto surgiu com o objetivo de facilitar o entendimento da matemática por meio da confecção e aplicação de jogos. Hoje os alunos se tornaram multiplicadores do conhecimento adquirido e ensinam a técnica em todas as escolas municipais da cidade.

 

Escola Berlaar Santa Maria de Londrina

Cidade: Londrina  

Projeto: "Áudiolivro"

O projeto surgiu na disciplina de Ciências a partir da observação dos alunos sobre a necessidade da visão e as dificuldades enfrentadas por aqueles que não a tem. A escola produz CDs de histórias e músicas infantis que são distribuídos gratuitamente para instituições que trabalham com deficientes visuais, além de outras atividades voltadas para esta realidade.

 

Rio de Janeiro

Colégio São Vicente de Paulo

Cidade: Rio de Janeiro

Projeto: "Construindo e preparando o futuro"

A escola atua na formação de professores do Ensino Fundamental em municípios carentes dentro e fora do Rio de Janeiro, onde as prefeituras não têm condição de pagar por este serviço. A parceria aluno e professor beneficia toda a comunidade com atividades para os dois públicos envolvendo palestras, oficinas de música, dança, leitura etc.

 

Rio Grande do Sul

Escola de Ensino Fundamental Menino Deus

Cidade: Porto Alegre

Projeto: "Núcleo de Cidadania e Voluntariado"

A escola desenvolve no Núcleo de Cidadania e Voluntariado diversas ações sociais em instituições de Porto Alegre como hora do conto, recreação, oficinas de língua, teatro, dança, ações de conscientização em barzinhos sobre bebida e direção, entre outras.

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig

Cidade: Venâncio Aires

Projeto: "Está em suas mãos a força de ser, transformar e recomeçar"

Os alunos desenvolvem ações de conscientização dentro da escola e na comunidade em prol da economia de água. Eles buscam apoio do poder público para a construção de cisternas nas escolas para reaproveitar água da chuva.

 

Santa Catarina

EEB Professora Elza Mancelos de Moura

Cidade: Guarujá do Sul 

Projeto: "Rio das Flores, rio da vida"

A escola trabalha pela revitalização do Rio das Flores, que abrange seis municípios do extremo oeste de Santa Catarina. Desde 2007, são feitas ações de conscientização da população, limpeza de trechos de rio, plantio de mudas, entre outras.

 

São Paulo

Escola Experimental Pueri Domus - Unidade Itaim

Cidade: São Paulo

Projeto: "Aprender"

Os alunos buscam a inclusão social de jovens e adultos que não são alfabetizados ensinando os conteúdos essenciais como matemática, ciências humanas e informática e também aprendem nos grupos de estudos preparatórios para as aulas.

 

Escola Internacional de Alphaville

Cidade: Barueri

Projeto: "Janelas para o futuro"

Um grupo de alunos compartilha conhecimento com jovens de baixa renda do entorno. Esses jovens vão até a escola e participam de atividades de informática, teatro, idiomas, ações ambientas e cursinhos pré-vestibulares.

 

 

 

www.escolavoluntaria.com.br

www.twitter.com/escvoluntaria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado