Eurochannel exibe programação especial com filmes dos irmãos Taviani



Em homenagem aos irmãos Paolo & Vittorio Taviani, o Eurochannel apresenta dia 20/8, sexta-feira, às 21h30, programação especial de filmes dirigidos pelos cineastas italianos. Consagrados por produções como A Noite de São Lourenço (La Notte di San Lorenzo, 1982) e Pai Patrão (Padre Padrone, 1977), os irmãos Taviani começaram suas carreiras como jornalistas e ingressaram para o cinema na década de 1950, com curtas-metragens e documentários.

O primeiro longa dos irmãos foi Um Homem para Queimar (Un Uomo da Bruciare, 1962). Trabalhando juntos desde então, Paolo e Vittorio dirigem cenas alternadas em seus filmes, sendo que um sempre assiste ao trabalho do outro, mas sem interferir na visão particular de cada um.

Este mês, para homenagear a dupla, o Eurochannel apresenta um curta com Luigi Pirandello como tema e um longa estrelado por Isabelle Huppert, ambos dirigidos pelos irmãos, mostrando a diversidade de sua obra.


Eurocinema: Paolo & Vittorio Taviani
A Filha
Estreia dia 20/8 (sexta-feira), às 21h30

A Filha (La Figlia, 1996)
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Elenco: Omero Antonutti, Nicole Grimaudo, Matilde Piana
Duração: 
20 minutos
Sinopse: Luigi Pirandello acaba de ganhar o Prêmio Nobel, mas nunca conseguiu esquecer a estreia fracassada de sua obra-prima Seis Personagens à Procura de um Autor (Six Characters in the Search of an Author). Naquela ocasião, ele foi obrigado a proteger sua filha Lietta das vaias e dos objetos arremessados pela plateia. Mais tarde, já em casa, pai e filha desejam uma boa noite um ao outro. Enquanto ela tenta dormir, Pirandello se vê, mais uma vez, diante de sua fiel máquina de escrever.


Eurocinema: Paolo & Vittorio Taviani
As Afinidades Eletivas
Estreia dia 20/8 (sexta-feira), às 22h

As Afinidades Eletivas (Le Affinità Elettive, 1996)
Direção: Paolo e Vittorio Taviani
Elenco: Isabelle Huppert, Jean-Hugues Anglade, Fabrizio Bentivoglio, Maria Gillain
Duração: 98 minutos 
Gênero: Romance
Sinopse: Baseado no romance homônimo do escritor alemão Johann Wolfgang Goethe (1749-1832), As Afinidade Eletivas é um dos mais belos filmes de Paolo e Vittorio Taviani. A história se passa na Toscana do final do século XVIII, onde o jovem casal Edoardo e Carlotta recebe a visita de Ottone e Ottilia em sua casa de campo. Juntos, eles passam por experiências que demonstram que certos elementos têm afinidades eletivas, ou seja, uma atração especial de um pelo outro. Dessas experiências nascem novas relações amorosas entre os casais. Com excelente ambientação de época, o filme tem como destaque ótimas interpretações de Isabelle Huppert, de A Professora de Piano (Le Pianiste, 2001), e Jean-Hughes Anglade, de A Rainha Margot (La Reine Margot, 1994)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado